Governança Institucional

O Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União - TCU (2014) dispõe que a governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

O processo de governança e gestão do TRT da 8ª Região envolve as seguintes funções básicas:

a) avaliar, dirigir e monitorar (cilco de governança) - realizados nos níveis mais elevados da hierarquia organizacional.

b) planejar, executar e controlar (ciclo de gestão) - realizados nos níveis táticos e operacionais.

A estrutura de governança do TRT da 8ª Região abrange instâncias externas de governança, instâncias  externas de apoio à governança, intâncias internas de governança e instâncias internas de apoio à governança.

Nesse contexto, a Coordenadoria de Governança Institucional (COGIN) auxilia a Administração na governança institucional, mediante análise da conformidade e do desempenho da gestão administrativa, quanto aos aspectos da legalidade, legitimidade dos atos e da eficiência e eficácia das operações, com vistas à prevenção de riscos e à correção de desvios.

Política de Governança do TRT da 8ª Região

 

Estrutura de Governança e Gestão do TRT8

 

Notícias de Governança

ARTE: em fundo azul painel com fotos dos participantes da videoconferência e uma tarja amarela com as informações sobre a RAE.

A Justiça do Trabalho da 8ª Região realizou nesta segunda (28/06) a primeira Reunião de Análise da Estratégia por meio de videoconferência usando a plataforma Google Meet.

Leia mais...
ARTE: Fundo verde escrito no centro "Revisão da estratégia Nacional".

A Justiça do Trabalho realiza, entre os dias 22/6 e 3/7, pesquisa pública sobre as metas nacionais que estarão no Plano Estratégico do Poder Judiciário ciclo 2021-2026.

Leia mais...
arte: Em fundo azul, sequência de foto dos 3 participantes da Live.

A psicóloga do TRT8, Úrsula Custódio, será a mediadora da Live "TELETRABALHO NA PANDEMIA: PROMOVENDO A SAÚDE MENTAL E ORGANIZACIONAL" que a Justiça do Trabalho da 8ª Região promove na próxima quinta-feira (25/06), às 10 horas.

Leia mais...

Páginas

Campanhas de Governança

Estratégia de sucesso
Todo risco tem que ser calculado
Envolva sua equipe
Gestão de Riscos na sua unidade!
Gestão de Riscos não é advinhação, é prevenção
previous pauseresume next
1 de 5