Escola Judicial

EJUD8
Uma história dedicada ao conhecimento

Por meio da Resolução TRT8 Nº 68/2001, publicada em 24 de abril de 2001, foi criada a Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da Oitava Região - Ematra VIII, na Gestão da Desembargadora Rosita de Nazaré Sidrim Nassar, presidente do TRT8.

Tendo como objetivo principal promover e realizar cursos destinados à preparação, formação, aperfeiçoamento e qualificação das(os) magistradas(os) do Trabalho, a Escola teve como primeiro diretor o Desembargador Georgenor de Sousa Franco Filho, que a dirigiu de 2001 até 2005.

Em agosto de 2009, por meio da Resolução TRT8 Nº 281/2009, passou à Escola Judicial do TRT da 8ª Região – EJUD8, pela necessidade de uniformização da nomenclatura das Escolas do Sistema Integrado de Formação de Magistrados do Trabalho e por recomendação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT.

Atualmente, as atribuições da Escola vão muito além. A unidade, ligada diretamente à presidência do tribunal, é responsável, entre outras atividades, por:

- Promover cursos de formação inicial de magistradas(os) após a posse e a formação continuada ao longo de toda a carreira;
- Realizar a formação de formadores para a qualificação dos profissionais de ensino;
- Desenvolver atividades de ensino e estudos, fomentar pesquisas e publicações;
- Celebrar convênios e parcerias com diferentes entidades públicas e privadas difundindo a atuação do Poder Judiciário, bem como o intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras;
- Definir a política de ensino profissional para magistradas(os), nas modalidades presencial e a distância.

Até 2022, aos 21 anos, a EJUD8 realizou 12 Cursos Regionais de Formação Inicial e formou 96 novas(os) magistradas(os), o que a torna uma das mais experientes na realização CRFIs.

Em 2020 e 2021, com a Pandemia Mundial de COVID-19, a EJUD8 mais uma vez se reinventou. Duas turmas de novas(os) magistradas(os) foram integralmente formadas no modelo telepresencial, no XI e XII Curso Regional de Formação Inicial, sob a direção dos Desembargadores Luis José de Jesus Ribeiro e Walter Roberto Paro, respectivamente. 

E, pela primeira vez, compartilhou a etapa inicial no XII CRFI com a EJUD11, uma ação inovadora que proporcionou troca de experiências e conhecimentos entre TRTs da região norte (8ª e 11ª regiões).  

Em 2021, foram criados 10 Grupos de Estudo integrados e coordenados por juízas e juízes do regional, com a finalidade de fomentar a produção intelectual e o debate sobre temas que preocupam e merecem maior reflexão por parte da magistratura trabalhista. Ao final, os integrantes elaboraram artigos doutrinários para consulta e difusão do conhecimento.

A escola também proporcionou que diversas magistradas(os) realizassem cursos de especialização, mestrado e doutorado no Brasil e no exterior, com parecer favorável e até mesmo firmando parcerias e apoio direto às instituições.

Na lista dos eventos da EJUD8 vale destacar a realização dos simpósios e seminários internacionais, que reuniram não apenas o público interno, como o proporcionaram o compartilhamento de informação com diversas instituições e segmentos da sociedade.

Em resumo, a história da EJUD8 confunde-se com a trajetória de desafios, vitórias e expansão do conhecimento da Justiça do Trabalho da 8ª Região e firma-se cada vez mais uma escola de todas(os) para todas(os)!

Clique aqui e saiba mais sobre as gestões da EJUD ao longo do tempo.

Notícias da Escola Judicial

Foto da palestrante com roupa amarela, ao fundo o telão mostra as informações importantes sobre a doação de sangue.

Na manhã desta terça-feira, 10 de maio, a Coordenadoria de Saúde do TRT-8 e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizaram para servidores e estagiários palestras sobre "A importância da doação de sangue para a saúde pública”.

arte de divulgação da live com Imagem com fundo branco letras azuis com foto das três palestrantes

No dia 9 de maio, das 14h às 15h30, o Comitê de Incentivo à Participação Feminina na Justiça do Trabalho da 8ª Região promove Roda de Conversa sobre “Os Desafios da Maternidade Frente às Necessidades da Educação infantil no século 21” em parceria com a Escola Judicial (Ejud8), Escola de servidores (Ecaiss) e a Comissão Permanente de Acessibilida

Páginas