Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) da Justiça do Trabalho da 8ª Região foi criado em fevereiro de 2021 acompanhando as mudanças tecnológicas que vêm transformando o ambiente de trabalho e incentivando uma maior interação das instituições públicas com os cidadãos.

O LIODS atua de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), norteadores da Agenda 2030 do Judiciário. O objetivo do laboratório é incentivar o desenvolvimento de ideias, soluções, projetos e produtos, a partir dos pilares da inovação, usando criatividade, colaboração, flexibilidade, multidisciplinariedade e quebra de paradigmas. É o espaço de interação sobre a Agenda 2030 do Poder Judiciário e a formulação de metas nacionais, sendo responsável por coordenar ações e projetos nesse sentido.

Principais finalidades

  • Contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da JT8;
  • Integrar ações e projetos à Agenda 2030 da ONU para a sustentabilidade;
  • Fomentar o desenvolvimento de soluções eficazes, de baixo custo e de fácil implementação;
  • Favorecer a construção de um ambiente de aprendizagem que conecta pessoas;
  • Desenvolver competências no quadro funcional;
  • Incentivar o trabalho colaborativo, flexível e integrado.

Coordenação:

Atualmente a coordenação do laboratório é exercida pelo desembargador aposentado e ex-presidente, José Maria Quadros de Alencar, exercendo suas atividades de forma voluntária, sem ônus para a organização.

 

Fale com o LIODS

Presencial: de 8:00h às 13:00h horas, de segunda a sexta-feira, na sede do TRT da 8ª Região, localizado na Trav. D. Pedro I, 746, Umarizal, 66.050-100 - Belém - Pará.
Telefone: (91) 3342-7093, no horário de 8 às 13 horas, de segunda a sexta-feira.
E-mail: liods@trt8.jus.br.

Notícias do LIODS

Duas pessoas lado a lado em uma sala com paredes claras. Ao fundo, um pano branco retangular com listras verdes e amarelas nas b

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargadora Graziela Leite Colares, e o coordenador do LIODS, o desembargador aposentado José Maria Quadros de Alencar, realizaram a cerimônia de descerramento da placa de inauguração do Laboratório de Inovação, inteligência e...

Leia mais
Arte de divulgação

Uma oficina de lettering encerrou, nesta quinta-feira, 27, a programação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro. A oficina foi realizada no Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de...

Leia mais
Foto da palestra realizada por Júlio Trecenti

O propósito da iniciativa foi informar aos magistrados e servidores as possibilidades abertas pela jurimetria para melhorar a prestação jurisdicional, analisando as estatísticas e as tendências da jurisprudência regional.

No evento Júlio Trecenti esclareceu o papel relevante que a...

Leia mais

Páginas