Gestão de Riscos

A Norma ABNT NBR ISO 31000:2009 conceitua a gestão de riscos como um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere ao risco.

Toda organização que utiliza um método para identificar, analisar, classificar e tratar a ocorrência de riscos em suas áreas de atuação estará fazendo a gestão de riscos, que pode ser tanto nos níveis estratégicos, como nos níveis mais táticos e operacionais da instituição.

Política de Gestão de Riscos

A Política de Gestão de Riscos tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observadas no processo de gestão de riscos, de forma a possibilitar a identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação de riscos nas unidades de apoio da Justiça do Trabalho da 8ª Região, incorporando a visão de riscos à tomada de decisão e contribuindo para o aprimoramento da governança institucional.

Política de Gestão de Riscos

Manual de Gestão de Riscos

O Manual de Gestão de Riscos (MGR) foi concebido como um guia de referência para o gerenciamento de riscos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Tem o objetivo de simplificar e, ao mesmo tempo, padronizar o processo de identificação, análise e tratamento de riscos nos diversos níveis de atuação institucional (estratégico, tático e operacional).

Manual de Gestão de Riscos

Plano de Implantação da Gestão de Riscos

O Plano de Implantação da Gestão de Riscos tem como objetivo sistematizar as atividades e prazos para implantação da gestão de riscos no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região.

Plano de Implantação da Gestão de Riscos

Plano de Tratamento de Riscos nas Aquisições e Contratações

A portaria PRESI nº 1207, de 30 de novembro de 2016, aprovou o Plano de Tratamento de Riscos nas Aquisições e Contratações de Serviços do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

Plano de Tratamento de Riscos nas Aquisições e Contratações

 

 

  • Execução do Plano de Tratamento de Riscos Nas Aquisições e Contratações - Dez/2018

Relatório de Execução do Plano de Tratamento nas Aquisições e Contratações

 

Capacitação em Gestão de Riscos

Considerando a necessidade da implantação da Gestão de Riscos no Tribunal, os gestores e demais servidores foram inicialmente capacitados em gestão de riscos durante o exercício de 2016.

O treinamento prático foi ministrados aos gestores  nas áreas Administrativa, Segundo Grau e Primeiro Grau.

Em seguida, o curso autoinstrucional e as vídeoaulas foram fundamentais para que os servidores das Varas Trabalhistas fora da sede de Belém e aqueles que não participaram do treinamento prático adquirissem conhecimento no tema, possibilitando a execução da gestão de riscos em todo o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

Plano de Tratamento de Riscos do TRT8

Em razão da necessidade de sistematizar a gestão de riscos aplicada às áreas de apoio administrativo e judiciário, em atendimento às recomendações do TCU, e também ao direcionamento estratégico da Justiça do Trabalho da 8ª Região e do Poder Judiciário Federal, é que se propôs a execução do Plano de Tratamento de Riscos do TRT8. 

Execução do Plano de Tratamento

A COGIN tem como planejamento, até o final de 2018, apresentar quatro relatórios finais, suficientes para abranger o tratamento e análise residual de todos os riscos priorizados.

Os quatro relatórios decorrem da divisão do tratamento dos riscos em ciclos temporais, que serão finalizados a cada quatro meses, oportunizando a realização da etapa de Monitoramento e Análise Crítica conhecida como o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) ou Ciclo da Melhoria Contínua. O primeiro ciclo abrange os meses de agosto a novembro/2017 ; o segundo de janeiro a abril; o terceiro de maio a agosto e o quarto de setembro a dezembro de 2018.

Ciclo I

Ciclo II

Ciclo III

Ciclo IV