Sustentabilidade

A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, ou seja, ser sustentável é ser racional, pensar a utilização dos recursos da melhor maneira para o Tribunal​,​ traz​endo​ benefícios para todos​,​ indo muito além da JT.

Viver a sustentabilidade, ou seja, “ser sustentável”​,​ é muito mais do que preservar o ambiente e se preocupar com as emissões de carbono para a atmosfera. Devem-se levar em consideração todos os fatores sociais e ambientais que causam algum tipo de prejuízo para o ser humano e estudar maneiras capazes de mudar essa forma tão normal de “levar a vida” que a maioria da população do mundo entende como certa.

Plano de Logística Sustentável do TRT da 8ª Região

A implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ) na Justiça do Trabalho atendeu a antiga Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinava a criação de núcleos socioambientais e implantação do PLS no Poder Judiciário.

O objetivo é sistematizar as práticas de sustentabilidade no âmbito de cada tribunal, aplicar de forma eficiente os recursos e promover o uso consciente de materiais, adotando como modelos de gestão, a promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social em suas unidades. A resolução também apresenta os indicadores mínimos para avaliação do desempenho ambiental e econômico do PLS-PJ e sugestões de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente quanto à aquisição de materiais e à contratação de serviços.

O novo Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT8 foi desenvolvido como ferramenta de gestão e abrange o quinquênio 2021 - 2026, para alinhar-se ao período de vigência definido no Planejamento Estratégico do Tribunal. A promoção da sustentabilidade é um dos objetivos declarados no Planejamento Estratégico TRT8 (aprovado pela Resolução TRT8 nº 49/2021) quanto à perspectiva “sociedade”, além de um valor institucional e uma meta específica a ser alcançada.

A principal referência para a construção do documento foi a Resolução 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça. Diante da necessidade de elaboração do novo PLS já em consonância com as novidades incluídas pelas Resoluções n° 400 e n° 401 de 2021 do CNJ, os indicadores e a série histórica refletem os números colhidos ainda sob a vigência da Resolução n° 201 de 2015 do CNJ, com as adaptações possíveis diante das mudanças recentes.

Plano de Logística Sustentável 2021-2026

Plano de Logística Sustentável 2016-2020

 

Notícias de Sustentabilidade

Imagem informativa sobre a Semana da Reciclagem

Em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio, a Comissão Permanente de Gestão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região promove a “Semana da Reciclagem” no período de 16 a 20 de maio. A iniciativa objetiva promover a conscientização sobre a importância...

Leia mais
Foto da reunião que tratou as mudanças na Seção Socioambiental

Durante uma reunião realizada no dia 12 de abril, foram firmadas as mudanças na Seção Socioambiental (SeAMB) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que em breve passará a se chamar Seção de Sustentabilidade e irá abranger duas temáticas: socioambiental e acessibilidade. Com as mudanças,...

Leia mais
Imagem referente à reunião

Na manhã da terça-feira (5), os gestores das unidades de sustentabilidade dos órgãos do Poder Judiciários no Pará se reuniram para planejamento de novas ações em conjunto. Conhecido como Justiça Verde, o grupo atua realizando atividades em parceria e compartilhando novas ideias de ações...

Leia mais

Páginas