Tribunais Regionais do Trabalho trocam experiências para otimizar a eficiência do sistema judiciário

As oficinas foram realizadas no período de abril até o mês de agosto de 2025.
Print de uma tela com dezenas de pessoas que participam de um curso online,
#ParaTodosVerem: Print de uma tela com dezenas de pessoas que participam de um curso online,

Com o objetivo de fomentar a inovação no Poder Judiciário, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) participa ativamente de dois projetos interinstitucionais estratégicos, alinhados à Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa estimular a inovação e a melhoria na prestação jurisdicional.

*Projeto Atermação Inteligente

Desenvolvido em parceria com o TRT- 14 e o TRT-20, o projeto tem como foco desenvolver e implementar a ferramenta de inteligência artificial (IA) para auxiliar os atermadores na elaboração da petição inicial daqueles que exercem o jus postulandi na Justiça do Trabalho, que deve promover o acesso à justiça, garantindo maior qualidade nas demandas judiciais e otimizando a eficiência do sistema judiciário.

*Projeto Banco Inteligente de Perícias 

Executado em conjunto com o TRT-20, a iniciativa busca a criação de um repositório institucional de laudos periciais utilizados em processos trabalhistas, que deve facilitar a consulta e permitir a reutilização como prova emprestada, quando juridicamente cabível.

Durante a execução dos projetos, foram realizadas diversas oficinas colaborativas, com ampla participação de magistrados(as) e servidores(as) dos tribunais envolvidos. Esses encontros proporcionaram trocas de experiências, validação de soluções e alinhamento estratégico para garantir a aplicação prática e efetiva dos resultados.

Os projetos foram registrados na plataforma Renovajud e contribuem diretamente para o fortalecimento da cultura de inovação e da atuação em rede no âmbito da Justiça do Trabalho.