1º Café com LIODS TRT8
#paratodosverem Foto Colorida. Magistrados e Servidores reunidos em mesas no LIODS
Em uma iniciativa para fomentar a inovação e a colaboração no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Saudável (LIODS) promoveu o primeiro encontro do "Café com LIODS" no dia 30 de abril de 2025. O evento proporcionou um ambiente de apresentação, debate e descontração entre e magistrados(as) e servidores(as) .
O Liods, coordenado pelo desembargador Gabriel Napoleão Velloso Filho, tem como propósito impulsionar o desenvolvimento de ideias, soluções, projetos e produtos inovadores, baseados em criatividade, colaboração, flexibilidade, multidisciplinaridade e quebra de paradigmas. A iniciativa do "Café com LIODS" visa aproximar os membros do TRT-8 do laboratório, apresentando suas atividades e incentivando a contribuição de novas ideias para o aprimoramento do Poder Judiciário.
Durante o encontro, realizado nas instalações do LIODS, foram destacados projetos em andamento, como a integração com outros tribunais regionais e parcerias com laboratórios de inovação de outros regionais. Entre os projetos apresentados, estiveram o "Robôs do TRT-4 - Automatiza TRT", sistemas desenvolvidos pelo TRT-13 e o protótipo de Jurimetria em colaboração com a Associação Brasileira de Jurimetria.
O idealizador do "Café com LIODS", desembargador Gabriel Filho, ressaltou o objetivo do encontro: “O LIODS é um espaço de inovação, e percebemos que muitos no Tribunal ainda não o conhecem a fundo. Então, esse encontro serviu para sensibilizar pessoas, para levá-las à proposta do LIODS, que é de inovação no Poder Judiciário, criação de novas soluções e de formulação criativa na vida das pessoas. E nós fizemos esse café com essa finalidade, unir as pessoas e trazê-las para conhecerem e participarem do LIODS. E nesse sentido foi bem-sucedido, porque as pessoas compareceram e abraçaram nossa proposta.”
O desembargador também mencionou a intenção de realizar outros encontros para que servidores e magistrados possam apresentar suas ideias e projetos, impulsionando o crescimento do LIODS com a participação de todos. Adicionalmente, foi brevemente abordada a possibilidade de reconhecimento para servidores com ideias inovadoras.
Mariane Lima de Sales, coordenadora do escritório de projetos e processos, complementou: "A iniciativa do 'Café' idealizada pelo desembargador Gabriel é inovadora, assim como o próprio laboratório. Buscamos aproximar as pessoas do Tribunal da inovação, mostrando o trabalho e as oportunidades do LIODS para que possamos trabalhar juntos nessa área."
Após a apresentação dos projetos e ações do laboratório, os participantes desfrutaram de um momento de integração com um lanche especial apresentações musicais feitas pelos próprios servidores e leitura de poemas.
“É a primeira vez que eu estou num evento do LIODS, eu não conhecia e vim conhecer. E foi uma oportunidade muito feliz, porque eu entrei em setembro no tribunal, então eu não sabia que existia esse espaço de reflexão, comunicação e interligação de setores, inclusive com outras instituições, em relação a inovação, tecnológica e também boas práticas de como melhorar a justiça, jurisdicionado e também o público interno. Então eu fiquei muito feliz”. É o que diz a assistente social da Seção de Suporte Psicossocial (SEPSI), Ellana Barros Pinheiro.
O "Café com LIODS" não apenas fortalece a comunicação entre o laboratório e os (as) servidores (as) e magistrados (as) do Tribunal, mas também abre portas para a participação ativa deles (as) nas transformações que buscam aprimorar a Justiça. Com a continuidade desses encontros, a expectativa é que mais servidores (as) se sintam motivados a contribuir com suas ideias e criando assim uma cultura de inovação no Tribunal.
Confira as fotos do evento no Flickr.
Texto: SECOM/TRT8