Fluxo de Atendimento, Tipos de Demandas e Acompanhamento das Manifestações pelos Usuários

Nesta página você conhecerá o fluxo de atendimento, os tipos de manifestações possíveis e como acompanhar as suas demandas já registradas.

FLUXO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

A Ouvidoria do TRT 8ª Região possui o seguinte fluxo para tratamento das manifestações:

1- REGISTRO:
O atendimento da Ouvidoria começa com o registro da manifestação pelo cidadão através de um dos canais de contato disponíveis.

2- ANÁLISE:
Após o recebimento da manifestação, a Ouvidoria analisa se o pedido está dentro do escopo de suas atribuições. Nem sempre a Ouvidoria tem informações que permitam responder de imediato ao interessado. Nesse caso, é verificado qual unidade do tribunal é detentora daquela informação.

3- PROVIDÊNCIA:
Nesta etapa são feitas todas as tratativas internas para solucionar o problema ou obter a informação requerida pelo cidadão. Também podem ocorrer pedidos de informação a nível interno e providências podem ser solicitadas aos gestores.

4- RESPOSTA:

A resposta final ao cidadão é dada pela Ouvidoria, utilizando um dos contatos fornecidos durante a abertura da solicitação. A cada manifestação registrada, o cidadão é convidado a avaliar nosso atendimento através da Pesquisa de Satisfação.

TIPOS DE DEMANDAS OU MANIFESTAÇÕES

A coletividade possui um papel muito importante na melhoria dos serviços públicos em geral. A Ouvidoria Regional está pronta para receber qualquer tipo de manifestação, inclusive críticas por falhas no atendimento e serviços prestados pelo tribunal.

Nossa meta é a constante melhoria na execução dos serviços.

Os seguintes tipos de manifestações são aceitos:

  • INFORMAÇÕES
  • DENÚNCIA
  • ELOGIO
  • RECLAMAÇÃO
  • SOLICITAÇÃO
  • SUGESTÃO

Utilizando um dos meios de contato disponíveis (presencial, telefone, internet, etc.), qualquer cidadão ou jurisdicionado pode registrar sua manifestação, contribuindo com o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho da oitava região.

ACOMPANHAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES PELOS USUÁRIOS (INCLUSIVE PEDIDOS DE INFORMAÇÃO, RECLAMAÇÕES E DENÚNCIAS)

Acompanhar o andamento de sua manifestação ou solicitação à Ouvidoria é bem simples.

As informações descritas aqui também se aplicam ao SIC (Serviço de Informações ao Cidadão), bem como a Reclamações e Denúncias registradas.

Ao registrar sua manifestação através do Fale Conosco, é apresentado no final do registro um número chamado “PROAD”. Este número é o controle do seu atendimento.

A Ouvidoria tem utilizado preferencialmente o e-mail do usuário para enviar a resposta conclusiva, podendo ser informado na manifestação outro canal desejado para receber essa resposta.

Entre em contato através de um dos canais de comunicação informando seu número PROAD caso precise complementar dados, obter acompanhamento ou solicitar informações adicionais sobre sua manifestação.

Conheça nossos canais de contato:

Canais de Atendimento ao Público