Fluxo de Atendimento, Tipos de Demandas, Acompanhamento das Manifestações pelos Usuários e Avaliação dos serviços prestados pela Ouvidoria

Nesta página você conhecerá o fluxo de atendimento, os tipos de manifestações e como acompanhar as suas demandas já registradas.

 

FLUXO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

A Ouvidoria do TRT 8ª Região possui o seguinte fluxo para tratamento das manifestações:

 

1- REGISTRO:
O atendimento da Ouvidoria começa com o registro da manifestação pelo cidadão através de um dos canais de contato disponíveis.

 

2- ANÁLISE:
Após o recebimento da manifestação, a Ouvidoria analisa se o pedido está dentro do escopo de suas atribuições. Nem sempre a Ouvidoria tem informações que permitam responder de imediato ao interessado. Nesse caso, é verificado qual unidade do tribunal é detentora daquela informação.

 

3- PROVIDÊNCIA:
Nesta etapa são feitas todas as tratativas internas para solucionar o problema ou obter a informação requerida pelo cidadão. Também podem ocorrer pedidos de informação a nível interno e providências podem ser solicitadas aos gestores.

 

4-RESPOSTA:
A resposta final ao cidadão é dada pela Ouvidoria, utilizando um dos contatos fornecidos durante a abertura da solicitação. A cada manifestação registrada, o cidadão é convidado a avaliar nosso atendimento através da Pesquisa de Satisfação.

 

TIPOS DE DEMANDAS OU MANIFESTAÇÕES

A coletividade possui um papel muito importante na melhoria dos serviços públicos em geral. A Ouvidoria Regional está pronta para receber qualquer tipo de manifestação, inclusive críticas por falhas no atendimento e/ou serviços prestados pelo tribunal.

 

Nossa meta é a constante melhoria na execução dos serviços.

 

A Ouvidoria recebe os seguintes tipos de manifestações:

 

  • DENÚNCIA

  • DENÚNCIA DE ATOS DE RACISMO NO AMBIENTE INSTITUCIONAL

  • DENÚNCIA DE ASSÉDIO ELEITORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

  • DENÚNCIAS DE ASSÉDIO MORAL, ASSÉDIO SEXUAL E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE INSTITUCIONAL

  • DENÚNCIA DE ATOS DE CORRUPÇÃO

  • NOTÍCIA DE IRREGULARIDADE ANÔNIMA

  • ELOGIO

  • RECLAMAÇÃO

  • SOLICITAÇÃO

  • SUGESTÃO

  • SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO - SIC

 

Utilizando um dos meios de contato disponíveis (presencial, telefone, e-mail, balcão virtual, formulário eletrônico, etc.), qualquer cidadão pode registrar sua manifestação, contribuindo com o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho.

 

ACOMPANHAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES PELOS USUÁRIOS (INCLUSIVE DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES)

Acompanhar o andamento de sua manifestação é bem simples.

 

Ao registrar sua manifestação por meio de um dos canais de contato, será gerado um número de protocolo chamado “PROAD”. Esse número serve como controle e acompanhamento do seu atendimento.

 

A Ouvidoria tem utilizado preferencialmente o e-mail do usuário para enviar a resposta conclusiva. Informe na sua manifestação caso deseje receber a resposta através de outro canal (ex.: telefone, presencial, entre outros).

 

Caso precise complementar informações, acompanhar o andamento ou solicitar dados adicionais sobre sua manifestação, entre em contato por meio de um dos canais de atendimento disponíveis.

 

As informações descritas aqui também se aplicam ao Serviço de Informações ao Cidadão - SIC.

 

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA OUVIDORIA

Disponibilizamos o Formulário de Avaliação dos serviços da Ouvidoria.

 

Participe e contribua para a melhoria contínua dos nossos serviços!

 

Formulário de Avaliação dos serviços prestados pela Ouvidoria 

 

 

 

 

 

 

.