Reunião TRT14 e TRT20 - Projetos Meta 9 CNJ

TRT8 e TRT14 definem projeto conjunto da Meta 9 do CNJ e escolhem Atermação Inteligente como foco de inovação

#paratodosverem Foto Colorida. Reunião realizada pelo Google Meet com participantes lado a lado

Em mais uma iniciativa colaborativa no âmbito da Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os Tribunais Regionais do Trabalho da 8ª e da 14ª Região realizaram reunião para definir o projeto conjunto a ser desenvolvido em 2025. Como resultado do encontro, foi escolhido o projeto Atermação Inteligente, que tem como objetivo aplicar soluções tecnológicas para otimizar e agilizar o processo de atermação no Judiciário Trabalhista.

A reunião contou com a participação do Dr. Gabriel Napoleão Velloso Filho, coordenador do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), e reuniu representantes dos dois tribunais. Pelo TRT8, estiveram presentes Dra. Karla Rafaelli Ribeiro Valente, Rafael Martins Feitosa, Mariane Lima de Sales e Renan Moura Ferreira. Já pelo TRT14, participaram Dra. Fernanda Junqueira, Wesley Maycon Maltezo e Francisco Dilson Chaves Guerreiro.

O projeto de Atermação Inteligente visa a incorporação de tecnologias de automação e inteligência artificial ao processo de recebimento de demandas de cidadãos não assistidos por advogados, buscando tornar o procedimento mais acessível, eficiente e transparente.

A escolha do projeto reforça o compromisso dos tribunais com a inovação, a inclusão e a eficiência na prestação jurisdicional, alinhando-se aos princípios da Meta 9, que estimula a promoção de práticas inovadoras no Judiciário.

Os próximos passos incluem a elaboração detalhada do plano de trabalho, com cronograma e metas para o desenvolvimento e a implementação do projeto.