Reunião Avaliação Festlabs 2025: evento inova e zera emissões de carbono
Em reunião realizada nesta segunda-feira (21/10) com a participação dos Laboratórios de Inovação e Sustentabilidade de tribunais parceiros (TRE-PA, TRT-8, TRF-1/SJPA e TJPA), foi debatida a atuação conjunta após o evento Festlabs 2025, com foco na sustentabilidade e no cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O encontro, conduzido por Elaine Cristina de Jesus Santana da Silva Machado, do TRE-PA, teve como ponto central a comprovação da neutralização de carbono do Festlabs. Originalmente, o plano previa o plantio de árvores em Redenção para a compensação das emissões, mas, devido a desafios de certificação e logística, a solução adotada foi a contratação da empresa ECCAPLAN.
Neutralização "Carbono Zero" e Meta 9 do CNJ
A empresa realizou a compensação das emissões de carbono do evento por meio da compra de créditos de projetos de biomassa e energia eólica. O resultado é a obtenção do Certificado de Neutralização de Carbono para o Festlabs, que abrange todos os parceiros. Esta certificação é um passo crucial para os tribunais, pois atende à exigência de apresentar ações de compensação de carbono para a Meta 9 do CNJ (que trata de dados de sustentabilidade) e contribui diretamente para os Planos de Logística Sustentável (PLS) de cada instituição.
Nova Ação de Plantio e Serviços Sociais em Capanema
Apesar da compensação já realizada, o grupo propôs manter o compromisso com o plantio efetivo. Uma nova ação foi planejada para o dia 5 de dezembro no município de Capanema, que já dispõe de 300 mudas de açaí e área de preservação. A iniciativa terá um componente social, com a inclusão de serviços sociais oferecidos pelos tribunais parceiros, como emissão de títulos eleitorais e carteiras de identidade para a comunidade local.