Reclamação Trabalhista (Atermação Virtual)

Clique aqui para acessar o formulário de Reclamação Trabalhista (Atermação Virtual)

Informações importantes

Informações sobre a utilização do Serviço de Atermação Virtual, no TRT da 8ª Região, regulamentado pelo Ato Normativo TRT8 CR nº 02/2020, implantado no regional mediante Acordo de Cooperação Técnica com o TRT da 14ª Região.

Para melhor compreensão do processo, assista ao vídeo elaborado com os passos do atendimento virtual.

 

Perguntas frequentes

1. O que é o serviço de Atermação Virtual?

É um atendimento virtual para quem precisa fazer uma reclamação trabalhista.
 

2. Quem poderá utilizar o serviço?

Qualquer trabalhador que queira reclamar um direito que não lhe foi dado pelo empregador.
 

3. Como funciona o serviço?

O trabalhador deverá preencher o FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO TRABALHISTA (ATERMAÇÃO VIRTUAL), neste link. O serviço é gratuito.
 

4. E se eu não conseguir preencher o formulário?

Você pode usar o FORMULÁRIO SIMPLIFICADO, disponível neste link, e um atendente retornará o contato no telefone ou WhatsApp informados, em 48 horas, para:

  • Confirmar se a demanda poderá ser resolvida pela Justiça do Trabalho;
  • Solicitar, se for o caso, informações adicionais e informar os documentos que deverão ser enviados para conclusão do  termo de reclamação;
  • Fornecer demais orientações para a finalização do atendimento;
  • Agendar um horário para atendimento virtual, se for o caso.
     

5. Quais os documentos devo apresentar para atuação do meu processo?

Os documentos serão solicitados pelo atendente de acordo com a situação apresentada.
 

6. Como acompanho o andamento do meu processo?

Você receberá o número do processo e os dados necessários para o acompanhamento da reclamação trabalhista, por e-mail ou mensagem de texto. Faça a consulta do seu Processo pelo Portal Institucional, em https://www.trt8.jus.br.
 

7. Como esclareço minhas dúvidas?

O esclarecimento de dúvidas será feito mediante contato com a Central de Atendimento do TRT8, de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h, por meio dos seguintes canais de comunicação:

  • E-mail – central.atendimento@trt8.jus.br
  • WhatsApp – (91) 99359-2655  
  • Telefone fixo – (91) 4008-7282
  • Balcão Virtual – clique no ícone abaixo.

Para as demais localidades consulte a Agenda Telefônica.