TRT-8 recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Faltam menos de 30 dias para o Círio de Nazaré, a maior festa católica do povo paraense, os magistrados (as) e servidores (as) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) receberam uma visita especial: a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
A imagem chegou pontualmente às 11 horas da manhã da última sexta-feira, dia 12, conduzida pelo diretor da Festa de Nazaré, Flávio Américo. A desembargadora do TRT-8 e gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, Maria Zuíla Dutra, recebeu a imagem peregrina e conduziu até as escadarias que levam ao auditório Aloysio da Costa Chaves.
Alunos da Escola Estadual Waldemar Ribeiro, afilhados e padrinhos do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-8 também participaram da cerimônia da visita da imagem peregrina, que marca o lançamento oficial da Campanha do Círio 2025, do TRT-8.
A vice-presidente do TRT-8, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho, fez acolhida a todos os presentes: “Agradeço a presença de todos que estão aqui. É uma benção, uma graça receber a nossa Mãe, nossa padroeira, que possamos aproveitar esse momento de gratidão, de graça de estar aqui com nossa Rainha, a mãe de criação, a mãe de Nossa Amazônia.”
A servidora Joana Figueiredo, que atua na 12ª Vara de Belém, falou emocionada em participar deste encontro com a padroeira dos paraenses. “Todos os anos eu participo deste momento aqui no Tribunal, é um momento de fé e esperança, coisas novas para todo mundo. Uma emoção que não tem como descrever”.
Campanha do Círio 2025
Em novembro, Belém irá sediar a COP 30 e o mundo todo estará com os olhares voltados para a nossa capital, pensando nisso, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem lança a 11ª edição da campanha do Círio com o tema: “Mãe e Ratinha de toda a criação, protege de violências e riscos as crianças e adolescentes da Amazônia e do mundo”.
A desembargadora Maria Zuíla Dutra em seu pronunciamento sobre a campanha convocou todos os presentes a abraçarem a causa no combate ao trabalho infantil. “É neste espírito que o Círio de Nazaré 2025 nos convoca a unir fé e compromisso social numa grande campanha contra o trabalho infantil. Nós temos plena consciência de que se a COP 30 vai discutir caminhos para salvar a Amazônia, a proteção da infância é parte essencial dessa sustentabilidade. Não há floresta viva sem crianças vivas de esperança, não há futuro verde se a infância for cinzenta. Inspiradas na Virgem de Nazaré, símbolo de pureza e esperança, reafirmamos o compromisso de lutarmos por escola em tempo integral, por mais oportunidade de aprendizados e sempre consciente de que a infância é breve e não pode esperar.”
A juíza do Trabalho, Vanilza Malcher, também gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil afirma que a Campanha do Círio é ampla e de resistência que o TRT-8 vem abraçando há 11 anos e conta com apoio de toda a sociedade.
A campanha envolverá alunos e professores da rede pública de ensino. No dia 10 de outubro, eles participarão das homenagens durante o traslado da imagem para Ananindeua. Já no dia 11, durante a Trasladação, haverá um pelotão especial da campanha, formado por jovens afilhados do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, além de alunos da rede pública.
Confira as fotos aqui.