TRT-8 promove Curso de Libras Básico com foco na COP30

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS), realiza, no período de 19 a 23 de maio de 2025, o Curso de Libras Básico - COP30. A formação será realizada presencialmente, das 9h às 12h e das 13h às 15h, na sala de aula da ECAISS, localizada no térreo do Bloco 3.
A capacitação será ministrada pelos instrutores Adelma de Cássia (ouvinte) e Erick Ricardo (surdo), ambos com reconhecida experiência na área de acessibilidade comunicacional.
A ação faz parte dos preparativos institucionais para a COP30 e reforça o compromisso do TRT-8 com a inclusão, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 10 (Redução das Desigualdades) e o ODS 16 (Instituições Eficazes). A iniciativa também soma pontos para o Prêmio CNJ de Qualidade, que valoriza práticas de promoção da acessibilidade no Poder Judiciário.
Conteúdo programático
1. Língua Brasileira de Sinais. Que língua é essa?
2. Os surdos e a Língua de Sinais
3. Fundamentos da Educação dos Surdos
4. Legislação: Lei 10.436; Decreto no 5.626/05
5. Comunicando corretamente com o surdo
6. Alfabeto manual
7. Quando devo usar a datilologia?
8. Configuração das mãos
9. Expressões e sinais não manuais
10. Sinalizando: Quem? De quem é? Quem é?
11. Cumprimentos: apresentação, saudação, agradecimento e despedida
12. Dias da semana e meses do ano
13. Meios de comunicação, transportes e cores
14. Os verbos e as diversas formas de expressão em Libras
15. Advérbio e Localização no espaço: perto, longe, esquerda, direita 16. Número, horas, moeda brasileira e suas transações
17. Números: números pares, ímpares, números das Varas do Trabalho 18. Documentos e Vocabulário específico para o TRT-8a Região
19. Glossário V: Gravação de vídeo sobre sinais utilizados na COP 30 diários que acontecem em suas Varas em formato de peça teatral.
Serviço: Curso de Libras Básico - COP30
Data: 19 a 23 de maio de 2025
Horário: 9h às 12h e das 13h às 15h
Local: Sala de aula da ECAISS, localizada no térreo do Bloco 3, na Travessa Dom Pedro I, nº 746.
Modalidade: Presencial
Público-alvo: Magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as).
Instrutores: Adelma de Cássia (ouvinte) e Erick Ricardo (surdo)