TRT-8 mantém autenticação do PJe para usuários externos

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por meio da Divisão de Sustentação de Sistemas Judiciários, mantém o novo procedimento de autenticação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que passou a vigorar a partir deste mês de novembro.
Em virtude da realização da COP30 em Belém, o TRT-8 recebeu a solicitação da Comissão de Direito do Trabalho e Processo da OAB/PA para desabilitar a nova verificação em duas etapas no sistema do PJe, em razão das dificuldades operacionais no peticionamento eletrônico relatadas por advogados e advogadas. Após consultar as áreas técnicas e em obediência a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visando a segurança do sistema, a presidência do TRT-8 decidiu manter o novo procedimento de autenticação.
Novo procedimento de autenticação
A mudança vale para todos os usuários externos, como advogados, peritos e partes jus postulandi, e tem o objetivo de aumentar a segurança no acesso ao sistema. A partir de agora, é obrigatório usar um aplicativo autenticador, como Google Authenticator ou FreeOTP, instalado em aparelho celular.
O novo processo de login funciona assim: o usuário acessa o sistema com certificado digital ou com usuário e senha, no primeiro acesso do dia, será exibido um QR Code para configurar o aplicativo autenticador, é preciso ler o código com o aplicativo, inserir o número temporário de seis dígitos e concluir o acesso. Nos acessos seguintes, será solicitado um novo código a cada login.
Será recomendado que o usuário instale e teste o aplicativo autenticador antes do início da obrigatoriedade, para evitar dificuldades de acesso e garantir o uso do sistema.

