TRT-8 inicia a Semana Nacional da Conciliação com acordo que beneficia mais de 300 trabalhadores das indústrias de bebidas e águas minerais

A Semana Nacional da Conciliação teve início nesta segunda-feira, 3, em todo o país, sob o tema “Conciliar é legal”, e já começou com um resultado expressivo na Justiça do Trabalho da 8ª Região. No início da tarde, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – CEJUSC de Belém realizou uma audiência de conciliação que beneficiou mais de 300 trabalhadores das indústrias de bebidas e águas minerais.
A sessão reuniu representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas e Águas em Geral do Estado do Pará, da Companhia Paraense de Refrigerantes e da Benevides Água S/A, resultando em acordo relativo ao pagamento de multa convencional por descumprimento de norma coletiva.
O advogado Luan Pedro Conceição, representante dos trabalhadores, ressaltou a importância da condução do processo. “Gostaria de agradecer a sensibilidade do juiz Francisco Monteiro que inicialmente conduziu esse processo, que mesmo sendo estrutural, acreditou em seu potencial conciliatório. Esse acordo representa uma adequação de conduta importante para o Sindicato”, comemora.
Já o advogado Wilson Roberto Começanha, que representou a Companhia Paraense de Refrigerantes e a Benevides Água S/A, elogiou a atuação do CEJUSC. “Para mim, hoje, foi a melhor reunião de todos os Cejusc que participei, muito tranquila, com paciência, e pudemos sair com a melhor proposta para as partes”, pontua.
A mediação foi conduzida pela equipe do CEJUSC Belém, que recebeu elogios de ambas as partes pela forma técnica, serena e colaborativa com que o procedimento foi conduzido.
As audiências da Semana Nacional da Conciliação seguem até sexta-feira, 7, em todas as Varas do Trabalho do Pará e do Amapá, reforçando o compromisso do TRT-8 com o diálogo, a pacificação social e o fortalecimento da cultura da conciliação.

