TRT-8 homenageia servidores em café da manhã realizado nesta quarta-feira (29)

Em celebração ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) promoveu, nesta quarta-feira (29), um café da manhã especial para magistrados, servidores e demais colaboradores. O momento de confraternização teve como objetivo homenagear e agradecer a todos pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho.
A abertura do evento contou com a exibição de um vídeo em homenagem aos servidores do tribunal, destacando a contribuição de cada um para as premiações conquistadas em 2025. No vídeo, a presidente do TRT-8, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, expressou sua gratidão pelo empenho coletivo e reforçou a importância do trabalho dos servidores para o sucesso da instituição. Em seu discurso presencial, ela aproveitou para agradecer a cada setor do tribunal, destacando os diversos prêmios conquistados no ano, como o Selo de Linguagem Simples e as medalhas das Olimpíadas dos Servidores Federais do Amapá, obtidas recentemente. A magistrada reconheceu que todas essas conquistas são fruto de um trabalho coletivo.
“O servidor é aquele que faz o tribunal acontecer. Sem o servidor, nós não seríamos um tribunal de excelência, não ganharíamos todos esses prêmios. E também o atendimento ao público, a razão social do nosso TRT, a justiça social. Isso se faz com os nossos trabalhadores, com os nossos servidores”, destacou a presidente.
Reconhecimento
De acordo com o corregedor do TRT-8, desembargador Luis José de Jesus Ribeiro, ocasiões como essa merecem ser celebradas. “Eu entendo que esse é um momento de congregação, de reconhecimento do esforço e competência de cada servidor do nosso Regional. E é uma festa. A gente precisa sempre estar comemorando. Eu sou partidário de que as comemorações, grandes ou pequenas, têm que ser celebradas. Afinal, a vida é um presente”, ressaltou o magistrado.
O servidor Luciano Leão, chefe da Divisão de Apoio à Governança, natural do Espírito Santo e há quatro anos no tribunal, afirmou que receber essa homenagem é um reconhecimento que valoriza o esforço diário e reforça o sentido de servir com dedicação. “O serviço público me proporcionou crescimento, estabilidade e propósito. Pessoalmente, ensinou-me o valor da empatia e da responsabilidade social. Profissionalmente, ampliou minha visão de mundo, aprimorou minhas habilidades e reforçou meu compromisso com a justiça e o bem comum”, revelou Luciano.
Além de magistrados e servidores, diversos estagiários participaram do café da manhã. Para Gisele do Socorro Souza Lima Fernandes, servidora há 10 anos e chefe da Seção de Programas de Estágio, os agradecimentos também se estenderam aos estudantes. “É um sentimento de reconhecimento. Todos os marcos conquistados pelo tribunal, o histórico de muitas conquistas, são fruto do esforço individual e da somatória que cada um contribui no seu dia a dia. Foi uma homenagem digna para os servidores, mas também com o enfoque e o reconhecimento de que os estagiários somam no nosso dia a dia para o alcance dessas metas e um bom desempenho no tribunal”, destacou.
Integração
A celebração pelo Dia do Servidor ocorreu simultaneamente em todas as unidades judiciárias do TRT-8. Em Macapá, no estado do Amapá, também foi realizado um café da manhã como forma de reconhecer e valorizar o comprometimento dos servidores no desempenho de suas funções.
Aproximadamente 30 pessoas participaram do evento, marcado pela alegria, integração e espírito de equipe, fortalecendo os laços entre os servidores e reafirmando o compromisso coletivo com um serviço público de qualidade. O café da manhã contou ainda com a presença das juízas do Trabalho Núbia Guedes e Odaíse Martins.
“Os servidores são o coração do nosso Tribunal e queremos, neste momento, expressar toda a nossa gratidão e reconhecer o comprometimento de cada um para o bom funcionamento dos serviços oferecidos à comunidade”, pontuou a juíza Núbia Guedes.
Na mesma solenidade, ocorreu a posse do novo servidor que reforçará a equipe de comunicação do TRT-8 (PA/AP). O jornalista e pedagogo José Menezes, ex-servidor do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), atua no jornalismo da Amazônia há mais de 30 anos.
“Não temos dúvidas de que sua chegada é um reforço importante para a nossa instituição, que tem a missão de promover a justiça e a cidadania, atendendo aos interesses daqueles que buscam a Justiça para garantir seus direitos. Seja bem-vindo!”, ressaltou a juíza Odaíse Martins.
O café da manhã alusivo ao Dia do Servidor também foi realizado nas unidades judiciárias de Abaetetuba, Ananindeua, Castanhal, Marabá, Santa Izabel e Santarém.
Confira as imagens do café da manhã das unidades judiciárias do TRT-8 aqui.

