TRT-8 fortalece transparência e participação em sessão plenária

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) promoveu a Sessão Ordinária do Tribunal Pleno nesta segunda-feira, 4. Foram colocados em pauta para análise e votação dos desembargadores 22 processos eletrônicos, todos aprovados sem divergência, e mais 8 administrativos, dos quais três foram retirados de pauta por divergência, para melhor análise ou por adiamento.
Presidida pela desembargadora presidente Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, com a participação de mais 16 desembargadores(as) do Tribunal, além da presença da Procuradora do Trabalho, Rejane de Barros Meireles Alves, um dos destaques nos debates do pleno foi a proposta de alteração regimental acerca do procedimento para a convocação de juiz(a) do trabalho para substituição no Tribunal (PROAD 4026/2023).
O desembargador Carlos Rodrigues Zahlouth Júnior defendeu a “democratização para a convocação de juízes para a 2ª instância”. Segundo ele, “o estabelecimento de um rodízio entre os juízes da primeira instância no processo de convocação temporária para a 2ª instância seria uma forma de propiciar que uma quantidade maior de magistrados possa ter a experiência prévia de como é o trabalho nessa outra instância do poder jurídico”.
Ainda sobre o processo de convocação de juízes, os desembargadores João Carlos de Oliveira Martins e Fernando de Jesus de Castro Lobato Junior atentaram para a atualização da lista de merecimento para a substituição na 2ª instância, já que dois recentemente foram empossados como desembargadores, por critério de antiguidade e de merecimento.
No entanto, a desembargadora Graziela Leite Colares e Carlos Rodrigues Zahlouth Júnior destacaram a necessidade de adoção da lista que já estava pré-estabelecida, para não paralisar os trabalhos na 4ª Turma. Após o acolhimento desta consideração pelo plenário, a presidente Sulamir Palmeira Monassa de Almeida deliberou pela convocação da juíza Claudine Teixeira da Silva Rodrigues, titular da 19ª Vara do Trabalho, para atuar como substituta na 2ª instância, por um período de seis meses, a contar da data de 04 de agosto de 2025.
A presidente Sulamir Palmeira Monassa de Almeida agradeceu a participação dos magistrados em mais esta sessão do pleno e destacou o caráter propositivo e tranquilo da reunião. “Fico grata pela participação de todos e de todas e pelo caráter republicano dos debates e discussões. Todos nós queremos o bem desta casa e não tenho dúvida da contribuição dos senhores e das senhoras neste sentido”, destacou a presidente ao encerrar a sessão.