TRT-8 fica em 1º lugar no ranking nacional do Prêmio IGEST

Resultado foi divulgado pela Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho.
Arte gráfica com as cores amarela e marrom, do lado esquerdo, uma medalha com o número 1. O texto: Tribunal Regional do Trabalho
#ParaTodosVerem: Arte gráfica com as cores amarela e marrom, do lado esquerdo, uma medalha com o número 1. O texto: Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Primeiro lugar no IGEST.

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região PA/AP ficou em 1º lugar no ranking nacional no relatório do Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST). 

O TRT-8 possui 56 Varas do Trabalho e 42 varas estão entre as 25% melhores do país. Os dados do IGEST foram coletados no período de 1º de julho de 2024 e 31 de junho de 2025.

O IGEST é desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT), para o mapeamento do desempenho dos TRTs e das Varas do Trabalho. O Sistema tem o objetivo de dar assistência à Corregedoria do Tribunal e às Varas do Trabalho  para a implantação de mecanismos que auxiliem na condução dos processos, com o alcance de mais celeridade aos processos, aprimorando a gestão das varas do trabalho no país.

O Corregedor Regional do TRT-8, desembargador Luís José de Jesus Ribeiro, ressalta que o TRT-8 deu um salto na celeridade de processos. “Segundo informações que eu tenho da gestão do ano passado, nós vínhamos da terceira colocação. E agora passamos para a primeira colocação. Ou seja, as varas trabalhistas do TRT-8, das 56, 42 estão entre as 25% melhores do país. Isso é um número surpreendente e admirável. Estamos trabalhando muito para esses resultados. A minha felicidade é imensa. Nós estamos trabalhando assim muito alinhados, e aquelas conversas informais que fazemos com magistrados a cada mês, vamos alinhando os pontos para criar um procedimento próprio”, comemora o corregedor. 

Crescimento 

Nas últimas quatro apurações do IGEST a quantidade de Varas do Trabalho que atuam na 8ª Região vem  evoluindo. 

*Setembro 2024 - 29 VT em destaque

*Dezembro 2024 - 34 VT

*Março 2025 - 37 VT 

*Junho 2025 - 42 VT

O relatório do IGEST aponta a evolução das duas Varas do Trabalho de Abaetetuba, que nas duas últimas apurações conseguiram alcançar um destaque no seus desempenhos.  A 1ª Vara do Trabalho de Ananindeua, 4ª e 7ª Varas do Trabalho de Macapá; Vara do Trabalho de Santa Izabel, Santarém, entre outras.

O resultado completo do IGEST, que apresenta os dados completos de todas as varas, pode ser consultado no painel no Horúsjud pelo link. Clique aqui e selecione o TRT-8.