TRT-8 conquista nível de excelência no iGovTIC-JUD pelo quarto ano consecutivo

Tribunal alcança sua maior pontuação histórica e reforça liderança em gestão de tecnologia no Judiciário
Foto em ambiente fechado mostrando a equipe da Setin.
#ParaTodosVerem: Foto em ambiente fechado mostrando a equipe da Setin.

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) reafirmou sua posição de destaque no cenário da gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), ao conquistar, pelo quarto ano consecutivo, o selo de excelência no iGovTIC-JUD 2025. A premiação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reconhece as instituições que apresentam maior grau de maturidade em TIC no âmbito do Poder Judiciário.

Com uma nota de 95,07, o Tribunal atingiu sua maior pontuação desde a criação do indicador, posicionando-se em 4º lugar entre os órgãos da Justiça do Trabalho e em 9º lugar entre os 94 órgãos do Judiciário que participaram do levantamento.

Esse desempenho permite ao Tribunal alcançar, mais uma vez, a Meta 22 de seu Plano Estratégico, instituído pela Resolução TRT8 nº 56/2025, evidenciando seu compromisso contínuo com a modernização e a eficiência na gestão de Tecnologia da Informação. Os resultados completos estão disponíveis no Painel de Resultados do iGovTIC-JUD.

O levantamento realizado pelo CNJ é baseado no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), que avalia o alinhamento dos órgãos às diretrizes estratégicas da Estratégia Nacional de TIC do Judiciário (ENTIC-JUD). Ao todo, 94 instituições participaram da pesquisa, sendo classificadas nos níveis: "Baixo", "Satisfatório", "Aprimorado" ou "Excelência", conforme suas notas.

#ParaTodosVerem: Foto em ambiente fechado mostrando o desembargador Sérgio Rocha, coordenador do Comitê de Tecnologia da Informação.

Nível Excelência

Para o coordenador do Comitê de Tecnologia da Informação, o desembargador Sérgio Rocha a premiação por excelência, representa uma certificação do alto grau de maturidade que a Tecnologia da Informação tem alcançado e mantido ao longo do tempo no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

“Este é o quarto ano consecutivo em que o Tribunal recebe esse reconhecimento, que é fruto de uma política de fortalecimento dos padrões de excelência e segurança da informação no âmbito do TRT-8 que tem sido consistentemente mantida e aprimorada por diversas gestões. Graças à colaboração dos servidores e ao empenho dos profissionais e gestores vinculados à área de Tecnologia da Informação, o Tribunal tem conseguido preservar esse nível de excelência na prestação de serviços, além de garantir um padrão elevado de segurança e confiabilidade. Isso o posiciona entre os melhores tribunais do país no uso estratégico da tecnologia para a realização das atividades institucionais”, destaca.

Para garantir ainda mais rigor e transparência na participação, o TRT-8 adotou uma camada adicional de validação das evidências enviadas ao CNJ. Antes da submissão, todas as informações foram cuidadosamente revisadas e validadas pela Coordenadoria de Controle Interno e Integridade (Cocin), assegurando a qualidade e a confiabilidade dos dados apresentados.

Para o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Diego Valdez, esse reconhecimento é resultado de um trabalho integrado e dedicado, que envolve toda a equipe da Setin e a alta gestão do TRT-8. “Continuaremos focados em fortalecer a governança, otimizar a gestão e investir em uma infraestrutura robusta para garantir que a tecnologia seja um instrumento efetivo na melhoria dos serviços prestados à sociedade”.

Acesse aqui o Painel de Resultados do iGovTIC-JUD