Projeto TRT-8 Presente encerra a programação desta semana no Fórum Trabalhista de Santarém

Magistrados (as), servidores (as) que atuam no Fórum Trabalhista de Santarém receberam na manhã desta quinta-feira, 11, do projeto TRT-8 Presente, que tem como objetivo, o fortalecimento institucional.
A iniciativa é conduzida pela presidente do Tribunal Regional da 8ª Região (PA/AP), desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, acompanhada da equipe de gestão do TRT-8.
Durante a programação no Fórum Trabalhista de Santarém, foi entregue a medalha Semíramis Arnoud Ferreira, uma homenagem pelos anos de dedicação dos servidores (as) à Justiça do Trabalho. A presidente também teve uma reunião com Junio Moreira, conselheiro da Subseção da OAB de Santarém e membro da Comissão de Direito do Trabalho e Jô Cerdeira, membro da Comissão de Direito do Trabalho Subseção da OAB de Santarém.
Durante seu pronunciamento, a desembargadora presidente do TRT-8 destacou a satisfação de estar em Santarém, uma cidade histórica, cultural e econômica para a Região Amazônica, e que tem papel fundamental na atuação da Justiça do Trabalho no âmbito do TRT da 8ª Região. “A programação do 'TRT-8 Presente', reafirma o nosso compromisso com a escuta ativa, a valorização das equipes e o fortalecimento dos laços institucionais. Mais do que uma agenda de visitas, o projeto representa uma postura de escuta, valorização e cuidado. Estamos aqui para reconhecer o trabalho que vem sendo realizado com excelência, responsabilidade e profundo comprometimento com a nossa missão institucional. A cada unidade visitada, reafirmamos nossa convicção de que a força do TRT-8 está nas pessoas — em cada magistrado, cada servidor, cada colaborador que faz da Justiça do Trabalho uma realidade viva, acessível e necessária”, observa.
Ela também fez um agradecimento especial aos magistrados(as) que conduzem a Justiça do Trabalho, em Santarém, com duas Varas do Trabalho. “O juiz do Trabalho Fernando Moreira Bessa, titular da 1ª Vara do Trabalho, e a juíza do Trabalho Nagila de Jesus de Oliveira Quaresma, titular da 2ª Vara do Trabalho. Ambos desempenham um papel fundamental para que a Justiça do Trabalho se mantenha forte, eficiente e próxima da população. E, ao homenagear os servidores desta unidade, faço questão de destacar também o trabalho dos(as) diretores(as) de vara, que representam toda a equipe com zelo e liderança: a senhora Renata Nunes de Oliveira, diretora da 1ª Vara, e o senhor Jefferson Alexandre Macedo da Silva, diretor da 2ª Vara. Por meio deles, estendo meu reconhecimento a todos os servidores e servidoras, que mantêm esta unidade operando com qualidade, eficiência e humanidade”, finaliza.
Para o juiz titular da 1ª VT de Santarém, Fernando Moreira Bessa, o projeto TRT-8 Presente foi uma experiência muito positiva na medida em que a administração do tribunal procura se aproximar dos servidores e dos magistrados que estão fora de sede, conhecer um pouco melhor a realidade de cada localidade. “Com o projeto TRT-8 Presente e exercendo uma escuta ativa, faz com que o Tribunal possa ter uma uma administração exitosa. Sobretudo ouvindo um pouco mais aqueles que estão um pouco mais distante da sede, é possível a administração agir de forma mais adequada para cada realidade e no todo, o trabalho acaba refletindo nos resultados do tribunal. Esse trabalho é bem positivo, pois é uma oportunidade de externar um pouco mais a nossa experiência, nossas particularidades e a administração do tribunal sendo sensível vai construindo, a partir deste diálogo soluções que envolvem mais eficiência, mais qualidade de vida para o servidor. Resultados que levam o Tribunal a ter o reconhecimento nacional como Tribunal de excelência”, finaliza o magistrado.