Projeto Maturar realiza atividades no Programa de Preparação para Aposentadoria

Servidores (as) participaram de uma atividade com produção de lambes
Fotografia em ambiente fechado que reúne dezenas de pessoas entre homens e mulheres.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado que reúne dezenas de pessoas entre homens e mulheres.

Os servidores e servidoras do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) participaram na última segunda-feira, 15, de mais um módulo do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), no auditórioEscola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss), no prédio do TRT-8, em Belém.

A iniciativa trouxe uma imersão na arte urbana como expressão poética do espaço público, onde os participantes puderam expressar seus sentimentos e memória afetiva ao seu local de trabalho por meio das técnicas do lambe. A metodologia integra o projeto Maturar, desenvolvido por Magali Freitas e Aline Stivaletti, que tem objetivo de transformar a arte para o público de 60+. 

Magali Freitas explica que o trabalho Maturar iniciou em 2016 e que nas atividades realizadas no TRT-8 foram abordados questões como pertencimento e identidade. “Hoje estamos falando de lambe, que é uma arte do grafite, uma arte urbana, para falar um pouco dessa identidade. A intenção é trazer para essa turma a importância desse compromisso que eles têm aqui no TRT-8, que podem esboçar isso através do lambe. O lambe é uma forma deles expandirem e transformarem aquilo que eles têm de dentro para fora.”

Lúcia Regina Veiga, analista judiciária, há 33 anos do TRT-8 conta que já está se preparando para o momento da aposentadoria. “O projeto abrange muito que a gente viveu e  vai preparando sobre o que a gente planeja, o que a gente espera, para a gente se organizar. Achei fantástico todas as etapas”, comemora a servidora. 

O servidor Ednaldo Cardoso, também está criando coragem para se aposentar e parabenizou a iniciativa do programa que teve uma dinâmica muito divertida e de grande importância para todos(as). 

Aline Stivaletti, da Maturar relata que a oficina de lambe foi um dia muito especial e muito intenso. “A gente trabalhou com um grupo de palavras que tinham a ver com eles, com a sua vida aqui no trabalho e como esse trabalho reverbera para depois. Foram desenhos e palavras que tiveram a ver com projetos de vida, trabalhos para além do momento da aposentadoria. Foi algo que nós questionamos bastante, como você se prepara para esse momento, pensando em projetos, pensando em palavras como: florescer, renascer. Esse grupo nos surpreendeu muito, a gente percebe que tem muita memória afetiva”, conclui.

A capacitação tem o apoio da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud), Associação dos Aposentados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (AAJUTRA) e Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss).