Novo Fórum Trabalhista de Santarém entra na reta final para inauguração

Nova sede terá infraestrutura moderna, acessível e sustentável
#ParaTodosVerem: arte gráfica nas cores azul e amarelo. Imagem da orla de Santarém no fundo, com texto centralizado "Em breve 31
#ParaTodosVerem: arte gráfica nas cores azul e amarelo. Imagem da orla de Santarém no fundo, com texto centralizado "Em breve 31/10 Inauguração do Novo Trabalhista Fórum de Santarém/PA Avenida Mendonça Furtado, nº 3.280, no bairro Aldeia

O novo prédio do Fórum Trabalhista de Santarém, localizado na Avenida Mendonça Furtado, nº 3.280, no bairro Aldeia, está em fase final de construção e será inaugurado no dia 31 de outubro de 2025, às 10h. A cerimônia contará com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, e com a entrega da medalha Semíramis Arnaurd Ferreira ao servidor Antônio Erinaldo Aguiar de Azevedo, em reconhecimento pelos 30 anos de dedicação ao serviço público.

Viabilizada com recursos do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, a obra recebeu investimento de R$ 6.141.146,06. Com a construção em terreno próprio, o TRT-8 estima uma economia anual de R$ 404.645,52 com despesas de locação.

Segundo a diretora-geral do tribunal, Regina Uchôa de Azevedo, a nova sede representa um avanço significativo para o atendimento à população e para as condições de trabalho dos servidores. “Há muitos anos buscamos a instalação de um novo Fórum em Santarém. Atualmente, as atividades funcionam em um prédio alugado, e a inauguração das novas instalações representará não apenas melhores condições de trabalho e atendimento à população, mas também uma significativa economia para o orçamento do Tribunal”, destacou.

O novo fórum foi projetado com foco em acessibilidade e sustentabilidade. Entre os recursos implementados estão sanitários adaptados, piso tátil de alerta e direcional, rampas com inclinação adequada, áreas de circulação acessíveis e vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos. No aspecto ambiental, o prédio conta com sistema de drenagem com possibilidade de reuso da água da chuva, previsão para instalação de painéis solares, torneiras e mictórios com fechamento automático, descargas com duplo acionamento, climatização com tecnologia inverter, iluminação em LED e sensores de presença em áreas de baixa circulação.

Para o juiz da 1ª Vara do Trabalho de Santarém, Fernando Moreira Bessa, a inauguração do novo fórum representa a realização de um antigo sonho. “Os servidores e os magistrados estão muito ansiosos para fazer essa mudança. Nós já vínhamos aguardando há bastante tempo e todos estão nessa mesma linha de pensamento, que nós vamos estar num local mais adequado, pensado para o nosso corpo, com melhores condições de trabalho para receber advogados, trabalhadores e empregadores”, afirmou. 

 

Reportagem: Allam William Serrão, jornalista Secom TRT-8.