Ministro Lelio Bentes visita o TRT-8 e destaca papel da Justiça do Trabalho diante das mudanças climáticas

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, recebeu na manhã desta sexta-feira, 24 de novembro, a visita institucional do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes.
O encontro antecede a participação do ministro no Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, que será realizado na próxima segunda-feira, 27, em Belém. Na ocasião, Lelio Bentes irá proferir palestra sobre os impactos das mudanças climáticas no mundo do trabalho, com foco nas desigualdades geradas por fatores interseccionais. “As mudanças climáticas afetam de forma desigual trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os menos qualificados”, destacou.
Durante a visita, o ministro ressaltou a importância de estar presente no TRT-8, especialmente após o Círio de Nazaré, e elogiou o engajamento do tribunal com as ações relacionadas à COP30. “Fico muito feliz com as notícias do intenso envolvimento do TRT-8 com a COP30 e com o compromisso institucional da presidência do TST em fortalecer as itinerâncias. É fundamental que a Justiça do Trabalho esteja presente nas fronteiras mais longínquas, onde a sociedade mais precisa da presença do Estado”, afirmou.
O ministro também mencionou os desafios relacionados à prospecção petrolífera na região do Amapá, destacando a necessidade de atenção às transformações sociais e econômicas que podem impactar diretamente os trabalhadores locais.
Participaram da reunião a vice-presidente do TRT-8, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho; as desembargadoras Suzy Elizabeth Cavalcante Koury e Maria de Nazaré Rocha; o desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha; o corregedor regional, desembargador Luis José de Jesus Ribeiro; e a juíza do trabalho Vanilza Malcher. Participaram também o Procurador chefe do Ministério Público do Trabalho do Pará e Amapá, Hideraldo Machado e o vice-procurador chefe, Loris Rocha.

