Judiciário Fraterno chega a Parauapebas com ações voltadas ao combate ao trabalho infantil

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, deu início nesta segunda-feira, 2 de junho, à 31ª edição da Semana do Judiciário Fraterno. A programação acontece no município de Parauapebas e segue até esta sexta-feira, 6.
Durante a abertura ocorreu a apresentação da fanfarra Municipal Faruk Salmen na Casa de Mainha. Logo no primeiro dia de atividades, o evento contou com a participação de 364 pessoas, um resultado considerado muito positivo pela organização, demonstrando o engajamento da comunidade com o programa.
O projeto realizou uma reunião com o prefeito para discutir a aplicação de um questionário sobre o combate ao trabalho infantil nas escolas, que faz parte das ações da Comissão. A pesquisa está programada para ser realizada nesta quarta (4/6) e quinta-feira (5/6). Além disso, a equipe dividiu os acadêmicos por escola, conforme as visitas agendadas para esta quarta-feira, garantindo a organização para a coleta de dados.
As atividades contam com a parceria da Sejuv, Sesma, Semed, Secult, Senac, Uepa, Fadesa, Semmu, Prefeitura Municipal de Parauapebas, OAB-PA (subseção Parauapebas) e os Conselheiros Tutelares.
A iniciativa leva informações e atividades educativas com foco na erradicação do trabalho infantil e na promoção da aprendizagem profissional. A expectativa é de que, ao longo da semana, mais de quatro mil pessoas participem das ações, a exemplo do que ocorreu na edição anterior, realizada em Paragominas.
E para a próxima semana, de 09 a 13 de junho, o projeto Judiciário Fraterno estará na Ilha do Combu, em parceria com o Instituto Apoena.
Texto: Estagiária Nicole Oliveira, sob supervisão de Andreza Gomes, jornalista da Secom do TRT-8