Itaituba recebe TRT-8 Presente com melhorias na Vara do Trabalho e reconhecimento a servidores

A Vara do Trabalho de Itaituba (VT), localizada na região sudoeste do estado do Pará, recebeu na manhã da quarta-feira, 10 de setembro, a comitiva que integra o projeto TRT-8 Presente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).
A programação iniciou com a inauguração da reforma da Vara do Trabalho de Itaituba, que foi presidida pela desembargadora presidente do TRT-8, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida acompanhada do juiz titular da VT, Deodoro José de Carvalho Tavares e servidores (as) do TRT-8.
Em seguida houve a entrega da medalha Semíramis Arnaud Ferreira para os servidores da Vara do Trabalho. A medalha é o reconhecimento pelos anos de dedicação e serviço na Justiça do Trabalho da 8ª Região. Durante a programação, também ocorreu a cerimônia de posse da nova servidora Débora Stefani Moraes de Sousa, como técnico administrativo na área administrativa.
Durante seu pronunciamento, a presidente do TRT-8 destacou a importância da inauguração da reforma da Vara do Trabalho e todas as áreas envolvidas no projeto da reforma. “A entrega da reforma da Vara do Trabalho de Itaituba, uma obra tão aguardada e necessária, representa um avanço significativo nas condições de atendimento ao público e de trabalho para magistrados, servidores e toda a comunidade jurídica local. Este projeto teve início na gestão do Exmº. Desembargador Marcus Augusto Losada Maia, a quem dedico o devido reconhecimento. Sua Excelência, com visão administrativa e compromisso institucional, deu início a esta importante obra, que agora temos a honra de concluir e entregar. A nova estrutura que hoje inauguramos é resultado do empenho conjunto de diversas equipes — engenharia, infraestrutura, gestão administrativa — e do apoio constante da equipe local, que merece destaque especial.”
Ela também agradeceu ao juiz titular da Vara do Trabalho: “Gostaria de fazer um agradecimento e uma saudação ao Juiz Titular da Vara do Trabalho de Itaituba, Dr. Deodoro José de Carvalho Tavares, pela dedicação e pelo trabalho à frente desta unidade, e ao Diretor de Secretaria da Vara, Sr. Evangelista Brito da Silva Júnior, cuja atuação comprometida tem sido essencial para o bom funcionamento da Justiça do Trabalho nesta importante região do oeste paraense, uma jurisdição extensa, diversa e desafiadora — o que torna ainda mais valioso o trabalho desempenhado por esta equipe.”
A Vara do Trabalho de Itaituba foi inaugurada no ano de 1993 e tem sob sua jurisdição os municípios de Aveiro, Castelo dos Sonhos (Distrito de Altamira), Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão.
O juiz titular de Itaituba, Deodoro José Tavares, agradeceu pela inauguração das novas instalações e agradeceu à administração do TRT-8. “Gostaria de agradecer a entrega das novas instalações e dizer que a Dra. Sulamir é a 3ª Presidente a visitar a Vara do Trabalho de Itaituba, sendo a 1ª mulher Presidente a visitar a VT de Itaituba. E isso nos deixa muito feliz hoje”, conclui.
A programação do TRT-8 Presente seguiu com apresentação da equipe de gestão do Tribunal. Participaram da reunião: a diretora-geral, Regina Uchôa, a diretora de Gestão de Pessoas, Lia Costa; o secretário judiciário, Heitor Júnior e o secretário-geral da presidência, Rodopiano Neto. Outras autoridades também estiveram presentes: Jandira de Siqueira Gomes, representante da OAB/PA Subseção de Novo Progresso; Rodrigo Sena Franco - Gerente Geral da Caixa Econômica Federal de Itaituba; O Senhor Silmara Coelho, Gerente da Caixa Econômica Federal de Itaituba; Maria Perpétuo Socorro da Costa Rassy, diretora da GRTE – MTE – Itaituba; Aurilene Oliveira dos Santos, diretora sindical local do Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado do Pará; Ana Flávia Campos de Sousa, representando a Faculdade de Itaituba.
A desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida ressaltou o papel fundamental da Vara do Trabalho de Itaituba na pacificação dos conflitos trabalhistas nesta região. “Sabemos dos desafios geográficos, sociais e econômicos que aqui se impõem, mas temos plena confiança na capacidade da equipe local de enfrentá-los com ética, técnica e sensibilidade. Finalizo reiterando que o TRT-8 Presente é mais do que uma agenda de visitas — é uma postura institucional de escuta, valorização e cuidado. Estaremos sempre atentos às necessidades das nossas unidades, e seguiremos firmes na missão de fortalecer a Justiça do Trabalho em todos os cantos da nossa jurisdição”, finaliza a presidente do TRT-8.
O projeto TRT-8 Presente encerra nesta quinta-feira, 11 de setembro, no Fórum Trabalhista de Santarém.
Confira aqui as fotos.