FestLabs : TRT-8 participa de atividades, oficinas e palestras do evento em Belém

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) marcou presença no Festival Nacional de Laboratórios (FestLabs), que está sendo realizado em Belém até amanhã, 6 de setembro. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa promover a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras no Poder Judiciário.
A programação de abertura contou com a entrega do Prêmio de Inovação do CNJ e debates sobre o futuro da justiça. O juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado Pará (TJPA) e coordenador do Laboratório de Inovações, Charles Menezes Barros, ressaltou a importância do FestLabs como um ponto de encontro nacional para laboratórios de inovação. Ele enfatizou o objetivo de "fazer com que os laboratórios possam se encontrar, trocar experiências, um ajudar o outro a progredir na tarefa de inovar no Poder Judiciário, sempre em busca de um serviço de melhor qualidade e satisfação." Barros também destacou as novidades desta edição, como a iniciativa "zero carbono", onde as emissões de gás carbônico serão compensadas com o plantio de árvores, e a parceria dos quatro tribunais que atuam no Pará.
A Inovação como Ferramenta de Inclusão: A Visão da Presidente do TRT-8
Um dos pontos altos do evento foi a participação da presidente do TRT-8, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida. Em seu pronunciamento, ela enfatizou que o FestLabs celebra não apenas a inovação, mas também o "espírito de colaboração, escuta e reinvenção do fazer público".
"No TRT-8, temos buscado fazer da inovação uma ferramenta de inclusão", afirmou a desembargadora presidente. Ela destacou que, ao ouvir os usuários da Justiça do Trabalho e os próprios servidores, o TRT-8 busca desenvolver "caminhos mais acessíveis, mais simples e mais humanos". Para a presidente, "inovar, no nosso contexto, é antes de tudo um ato de cuidado”.
A desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida reforçou o compromisso do TRT da 8ª Região com um "novo Judiciário que estamos cocriando. Um Judiciário que escuta, que aprende, que se atualiza — mas que nunca perde de vista sua função mais essencial: servir à sociedade com justiça, dignidade e humanidade”.
O FestLabs também promoveu a coleta de iniciativas de diversos laboratórios, reunidas na oficina "MET", com o objetivo de regionalizar e, possivelmente, nacionalizar soluções. Além disso, uma oficina de inovação imersiva do Combu está sendo realizada, e alunos e professores da escola Profª Palmira Gabriel e da Escola Estadual Lauro Sodré foram treinados para utilizar um laboratório que será entregue às instituições de ensino.
O Festival Nacional de Laboratórios (FestLabs) será encerrado no dia 6 de setembro com uma corrida e caminhada na Universidade Federal do Pará (UFPA) e um evento de "Plantio Simbólico: Carbono Zero".