Ação Itinerante atende mais de 300 pessoas nos municípios de Barcarena, Acará e Vigia

A iniciativa tem o objetivo de oferecer à população serviços essenciais na área trabalhista
Foto colorida de ambiente fechado mostrando o atendimento das pessoas durante a Ação Itinerante do TRT8.
#ParaTodosVerem - Foto colorida de ambiente fechado mostrando o atendimento das pessoas durante a Ação Itinerante do TRT8.

Mais de 300 pessoas foram atendidas nos municípios de Barcarena, Acará e Vigia durante a ação Justiça Itinerante promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), no período de 07 a 11 de abril. Com o objetivo de aproximar os serviços do TRT-8 da população local e oferecer serviços essenciais na área trabalhista, durante esta semana a população desses municípios, tiveram acesso a serviços de orientação jurídica e ajuizamento de ações trabalhistas.

No município de Vigia, os atendimento foram realizados por magistrados e servidores da Vara de Trabalho de Santa Izabel, na Sociedade Literária e Beneficente Cinco de Agosto, onde foram realizados 207 atendimentos, com 73 ajuizamentos de ações trabalhistas, 8 audiências e acordos realizados.

O diretor da Secretaria da Vara do Trabalho de Santa Izabel do Pará, Rodrigo Oliveira, considerou positiva a ação em Vigia. “Ficamos surpresos com a grande procura por parte da população. É de extrema importância essa frequência das ações itinerantes para demonstrar à população local a presença da Justiça do Trabalho”, reforça o diretor.

Para o pescador, Ronaldo Nunes, a ação em Vigia foi uma das melhores que já aconteceram no local. “Gostaria muito que tivesse um órgão desse aqui porque iria ajudar muita gente, assim como me ajudou. Nossa vida seria mais fácil”, destaca.

Barcarena - Já no município de Barcarena os atendimentos foram realizados pela Vara do Trabalho de Abaetetuba, no Complexo Comercial da Cidade, onde 130 pessoas receberam esclarecimentos e informações sobre direitos e processos, tomada de reclamações trabalhistas, acompanhamentos e consultas de aposentadorias e seguro desemprego.

Foi o caso da técnica de enfermagem, Ivanilda Silva. “Venho agradecer à equipe da itinerância do TRT por esse trabalho maravilhoso aqui no município de Barcarena, que está nos proporcionando a solução de vários problemas. Sem esses serviços, teríamos que nos deslocar para outro município. Agradeço a todos pela forma como fui atendida", reforça.

Em Barcarena a ação do TRT-8 recebeu o apoio da Prefeitura do município, além de instituições parceiras que também ofertaram serviços à população. No posto de vacina foram 36 atendimentos, o SENAI realizou 87 atendimentos, o SINE 41, o NACI 26 e a Defensoria Pública 14 atendimentos.

O secretário municipal de agricultura de Barcarena, Edson Anilo Cardoso, falou da importância da ação para trazer esclarecimentos e dar acesso a todos aos direitos trabalhistas. “Faz parte da ação constante de cuidar de pessoas, que é missão da Prefeitura de Barcarena. Neste sentido, parabenizo a Itinerância do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a quem agradecemos a oportunidade de sermos parceiros na execução", destaca.

A representante do Sistema Nacional de Empregos (SINE), instituição parceira do TRT-8 na Itinerância de Barcarena, considera a ação primordial para os trabalhadores. "A demanda aqui no município é muito grande. Esperamos que essa ação da justiça itinerante possa visitar mais vezes a cidade”, ressalta.

Acará - Outro município visitado foi Acará. Os atendimentos à população foram realizados pelos servidores e magistrados da Vara de Trabalho de Ananindeua, no Centro de Treinamento Agrícola do Acará. No espaço, foram atendidas 37 pessoas que tiveram acesso a serviços de orientação jurídica, com esclarecimento de dúvidas sobre direitos trabalhistas, como férias, 13º salário, horas extras, rescisão contratual e outros. Além do ajuizamento de ações trabalhistas com possibilidade de dar entrada em processos para buscar a reparação de direitos violados.

Texto: Danielly Gomes - SECOM/TRT8

Fotos: Vara de Trabalho de Santa Izabel e Abaetetuba