Setembro Amarelo: Campanha promove palestra sobre nutrição e saúde mental
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) promoverá palestra com o psiquiatra nutricional Dr. Fernando Duarte, que abordará o tema: Nutrição, metabolismo e saúde mental. O evento ocorrerá no dia 30 de setembro, de 13h às 15h, via Google Meet.
O psicólogo do TRT-8, José Gabriel Rossi, reforça a importância dos (as) servidores (as) e magistrados (as) participarem da palestra “O evento é atrelado à campanha setembro amarelo, no corrente ano o tribunal está trabalhando o tema psicoeducação, assim a palestra visa trazer para os servidores e magistrados conhecimentos diversos relacionados à saúde mental e alimentação, o que pode contribuir para uma melhor qualidade de vida e mudanças de hábitos.”
O que a nutrição tem a ver com a saúde mental?
A nutrição desempenha um papel importante na saúde mental de várias maneiras. A relação entre o que comemos e como nos sentimos emocionalmente é complexa e multifacetada.
Os padrões de alimentação podem estar relacionados a estados emocionais. Algumas pessoas recorrem à comida como forma de lidar com o estresse ou as emoções negativas, o que pode levar a comportamentos alimentares pouco saudáveis e afetar o bem-estar mental a longo prazo.
Neurotransmissores
Muitos neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina, são influenciados pelos nutrientes que inferimos. Por exemplo, o triptofano, encontrado em alimentos como ovos e laticínios, é um precursor da serotonina, que está associada ao bem-estar e à regulação do humor.
Inflamação, estresse e deficiência de vitaminas
A dieta pode afetar os níveis de inflamação e estresse oxidativo no corpo, que por sua vez podem ter impacto na saúde mental. Alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais, podem ajudar a reduzir o estresse, enquanto uma dieta rica em gorduras saturadas e açúcares podem promover a inflamação.
A deficiência de vitaminas e minerais é outro fator que pode afetar a saúde mental. Por exemplo, a falta das vitaminas B12, o ácido fólico, ferro, zinco e ômega-3, têm sido associadas a problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade.
Guia alimentar para a população brasileira
Em 2012, o Brasil lançou o Guia alimentar para a população brasileira, sendo o primeiro país a criar um material que revolucionou o entendimento sobre alimentação adequada e saudável.
O Guia é uma publicação com cerca de 150 páginas, linguagem precisa e acessível, e de acesso gratuito pela internet. Uma das principais novidades em seu conteúdo foi propor uma alimentação adequada e saudável a partir de uma nova classificação para os alimentos. Enquanto a pirâmide alimentar estava dividida segundo as características nutricionais de cada elemento, o guia passou a classificá-los a partir do seu nível de processamento.
Serviço: Palestra sobre nutrição, metabolismo e saúde mental
Data: 30 de setembro (segunda-feira)
Horário: 13h às 15H
Local: Google Meet
Modalidade: Telepresencial
Instrutor: Dr. Fernando Duarte