Ejud-8 conclui primeiro curso de reciclagem em Conciliação e Mediação

O curso contou com mais de 30 participantes entre magistrados (as) e servidores (as)
ParaTodosVerem: Captura de tela contendo uma chamada de vídeo com 12 pessoas.
Captura de tela contendo uma chamada de vídeo com 12 pessoas.
Audiodescrição da imagem: 

A Escola Judicial do TRT-8 (Ejud-8) concluiu na última sexta-feira (15/03) seu primeiro Curso de reciclagem em Mediação e Conciliação na Justiça do Trabalho, obrigatório a cada três anos para quem fez a formação básica (Res. TST Nº174/2016). Realizado no formato telepresencial pela plataforma Zoom e 20 horas/aula, o curso teve como professor o juiz do TRT-9 Fernando Hoffmann.

Foram mais de 30 participantes, entre magistrados (as) e servidores (as) que atuam ou não nos Cejuscs (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas), e estudantes do curso de Direito de diversas universidades.

Segundo a diretora da Ejud-8, Desembargadora Francisca Formigosa, a conciliação necessita de constante aprofundamento das técnicas abordadas em audiência. "Fernando é um estudioso sobre o assunto e sempre tem novas técnicas, novas abordagens para que a conciliação alcance a paz social. Porque o olhar sobre a conciliação é diferenciado e sempre enfrenta mutações", explicou a desembargadora.

Fernando Hoffmann acredita que a Ejud-8 é a primeira escola judicial do país a realizar a reciclagem exigida pelo TST. Com isso, cumpre não apenas o requisito de formação continuada, como vai além do esperado trazendo ferramentas avançadas e novas habilidades para serem estruturadas e combinadas pelos conciliadores; o que inclui a avaliação dos estilos de mediação e de mediadores, e as diferentes reações aos conflitos, tanto das partes como de advogados.

Para o juiz do TRT-8 Afrânio Abras, os conhecimentos adquiridos já têm sido úteis. Ele celebrou um acordo que antes parecia impossível. "Assim, consegui convencer a parte relutante de que a continuidade do processo poderia representar um risco acentuado, sendo razoável a celebração do acordo".

Outra a deixar suas boas impressões foi a servidora Mary Santos. "Muitas dicas boas para colocarmos na nossa prática de mediação e conciliação. Dr. Fernando sempre traz inovações e conhecimento. Excelente!"

A formação continuada é fundamental para aprimorar as habilidades dos que atuam na resolução de conflitos. O sucesso do curso demonstra o compromisso do TRT-8 com a excelência e a busca por soluções inovadoras.

Dados do curso:

Facilitador: Fernando Hoffmann - Juiz do Trabalho do TRT-9, Mestre em Resolução de Disputas e Direito das Relações Sociais, com prática supervisionada no Escritório de Mediação e Ombudsman da ONU.
 

Público: Magistrados (as), servidores (as) e estudantes
 

Modalidade: Telepresencial
 

Carga horária: 20 horas

Texto: Ejud-8