Artistas aderem à campanha do Círio 2024 do TRT-8
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), por meio da sua Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, realizou um encontro especial nesta quinta-feira, 19, com diversos artistas que atuam no Pará. Estrelas como Salomão Habib, Nilson Chaves, Lia Sophia, Lucinnha Bastos e Pinduca estiveram presentes para apoiar a campanha do TRT-8 para o Círio 2024: “Com Maria, em ação e oração, por um Brasil sem trabalho infantil”.
“Nós vivenciamos um momento de número elevado de trabalho infantil, são mais de 1,9 milhão de crianças e adolescentes em condição de trabalho antes da idade que a legislação brasileira permite. Temos o estado do Pará, infelizmente, com o 1º lugar no ranking nacional do trabalho infantil, então, mais do que nunca, essa luta exige esforços conjuntos. É neste sentido que nós estamos durante esse período que antecede o Círio e até o dia 25 de outubro nesta campanha, mais uma vez, em prol da infância”, comenta a juíza do Trabalho Vanilza Malcher, uma das gestoras da Comissão.
O convite para os artistas tem a intenção de unir forças nesta campanha. “A expectativa é que, a partir das vozes deles, a nossa campanha tenha um alcance maior do que sempre teve. A gente sabe a força que os artistas têm. E eles estão aqui hoje para aderir à campanha. São mais de 20 artistas, que concordaram em estar conosco e vieram aqui selar essa parceria”, completa a juíza.
Além dos artistas já citados, aderiram à campanha Sandra Duailibe, Pedrinho Callado, Adilson Alcântara, Ronaldo Silva (Arraial do Pavulagem), Alba Mariah, Renan Andrade, Nicinha, Joba e Suelene (banda Warilou), Mahrco Monteiro, Valéria (Fruto Sensual), Arthur Espíndola, Eraldo Ramos, Júlio Cézar, Naieme, Liah Soares e ainda, o influencer Hygo Palheta. Há ainda o destaque para Bia Dourado, que se tornou embaixadora da campanha em sua edição 2024.
“Quando comecei a participar dessa campanha eu tinha 4 anos e hoje, com 14 anos, me sinto emocionada com o convite para ser embaixadora de uma causa extremamente importante. Meus pai e minha mãe me deram oportunidades que acredito que todas as crianças devem ter - espaço para aprender, se conhecer, se desenvolver. Tem tanta gente usando as redes para se promover, por que não usar para promover uma causa necessária?”, comentou Bia Dourado durante o encontro.
Os artistas deram outras sugestões de como ajudar a promover a campanha e conscientizar a sociedade sobre os males do trabalho infantil. Ronaldo Silva, por exemplo, sugeriu ações conjuntas entre o Arraial do Pavulagem e a Comissão. Salomão Habib propôs a composição de uma música para a campanha contando em sua gravação com a participação de todos os artistas apoiadores da causa. “Sou parceira desde 2015 e testemunha de como essa Comissão tem lutado para erradicar o trabalho infantil. Vamos todos juntos!”, declarou Lia Sophia em mensagem gravada para o encontro no TRT-8.
Este ano, as crianças atendidas pelos projetos da Comissão realizam ação especial durante o traslado da Imagem Peregrina entre a Basílica Santuário e o município de Ananindeua, na sexta-feira que antecede a Grande Procissão. E os artistas parceiros também participam como jurados de um concurso voltado a estes estudantes. O desafio é criar um catavento de cinco pontas, símbolo mundial do combate ao trabalho infantil.
“Este é o 10ª ano da campanha do Círio de Nazaré promovida pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 8ª região, que também já foi declarada uma ação oficial da Justiça do Trabalho. E para nós é muito importante a participação dos alunos para que haja uma conscientização da sociedade sobre os males provocados pelo trabalho infantil, para que se tornem adultos com essa consciência, para que a gente tenha no futuro uam sociedade sem trabalho infanti, essa é nossa esperança. Esperamos que as pessoas entendam que o trabalho infantil é prejudicial não somente para a pessoa explorada, mas para toda a sociedade”, finalizou a desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra, coordenadora da Comissão.