Vara do Trabalho de Xinguara realiza ação contra o Trabalho Escravo e Infantil.
Em iniciativa institucional contra o trabalho escravo e infantil e estímulo à aprendizagem, a Vara do Trabalho de Xinguara realizará a exibição do filme “Pureza” e debates sobre o Combate ao Trabalho Escravo e Infantil e Estímulo à Aprendizagem. O evento acontece no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Xinguara (EETEPA) no dia 30 de maio, às 18h30.
O filme, baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, retrata a história de uma mãe solo, Pureza, interpretada pela atriz Dira Paes, que reside em um interior pobre do Maranhão e precisa abandonar sua vida para ir ao resgate de seu filho na escravidão contemporânea da Amazônia. Lançado em 2022, o longa aborda o tratamento brutal contra os trabalhadores rurais escravizados dentro de grandes propriedades nas regiões menos acessíveis do país.
Após a exibição do filme, será realizado um debate com o Juiz do Trabalho Vanilson Fernandes sobre as temáticas do filme, relacionando-as com as atuações da Justiça. A campanha é de elevada relevância e ocorre às vésperas do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, com a idéia de criar uma rede de denúncia e proteção no combate ao trabalho escravo e infantil, para isso, o evento será aberto ao público e foram convidadas importantes autoridades das mais diversas áreas de atuação: governo, justiça, polícia, secretarias do municipio e educação.
“Nossa intenção é envolver o maior número de segmentos sociais nesse evento e travar um debate sobre a questão do trabalho escravo e infantil, além de chamar a atenção da sociedade local para o tema, que ainda é muito presente na região.” reiterou o juiz sobre a importância de discutir a temática do filme.
Serviço: Exibição do filme “Pureza” e debates acerca do tema.
Data e hora: 30 de maio, às 18h30.
Local: Escola Estadual de Educação Profissional Tecnológica de Xinguara (EETEPA), Avenida Boulevard Nova Suiça s/nº - Nova Suiça, Xinguara.
Público-alvo: Autoridades e comunidade em geral de Xinguara.
#ParaTodosVerem: Arte gráfica com fotografia de cena do filme na parte superior, mostrando a atriz Dira Paes. Na parte inferior da arte, fundo azul com as informações do evento, descritas no texto, em branco. Fim da descrição.