TRT-8 disponibiliza Sistema PLSA para preenchimento de dados
Com a intenção de verificar e apurar os indicadores sobre sustentabilidade e acessibilidade dentro do âmbito do Poder Judiciário de todo o Brasil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio das Resoluções nº 400 e nº 401, criou o Plano de Logística e Sustentabilidade e o Plano de Acessibilidade e Inclusão.
Para fazer a apuração dos dados no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), a Comissão Permanente de Gestão Socioambiental, em conjunto com a Coordenação de Relacionamento Institucional, Acessibilidade e Inclusão e Sustentabilidade e com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), criaram o Sistema de Apuração de Sustentabilidade e Acessibilidade (PLSA) que concentra os dois indicadores do CNJ e no qual os coordenadores devem depositar as informações.
“O PLSA é uma nova forma de colher informações, que devem ser fornecidas por diversas áreas, por exemplo, Codse, Codsa e tantas outras têm que informar os indicadores que estão nos dois planos. O PLSA concentra os indicadores no Sistema, que deu uma forma mais prática para as pessoas conseguirem fornecer estas informações, para que nossa unidade consiga passar as informações ao CNJ”, explicou Luísa de Souza Leão Almeida, chefe da Seção de Sustentabilidade do TRT-8.
Dentro do sistema há indicadores que são mensal e anual, mas o importante é que os gestores das unidades façam o acompanhamento de forma contínua, para que, no momento da prestação, as informações já estejam compiladas para facilitar a comunicação entre os setores.
O novo sistema vem agregar a comunicação das áreas, pois tanto a acessibilidade quanto a sustentabilidade e inclusão são temáticas transversais que precisam ser praticadas por todo o Tribunal. “A função da unidade é na realidade operacionalizar, planejar, e auxiliar no desenvolvimento dessas ações”, pontuou Luísa.
O analista judiciário Jefferson Amorim, lotado na Divisão de Desenvolvimento do TRT-8, foi o responsável pela criação do sistema do PLSA. Ele conta que foi gratificante atuar no desenvolvimento do Sistema tanto pelos desafios encontrados quanto pela oportunidade de agregar valor ao processo de negócio que atualmente envolve diversas áreas. “Com o PLSA, conseguimos dar mais praticidade e celeridade não só às apurações dos indicadores de sustentabilidade e acessibilidade que são realizadas tanto mensalmente quanto anualmente, mas também facilitamos o acompanhamento dessas apurações até o seu envio ao CNJ”.
A iniciativa será registrada na Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário – Connect-Jus.
Serviço:
#ParaTodosVerem: Arte ilustrativa com fundo cinza. Ao lado esquerdo, uma lâmpada preenchida com árvores e logo da acessibilidade no canto superior direito da lâmpada. Ao lado, o texto "Fique atento ao lançamento do Sistema PLSA. Sistema de Apuração de Sustentabilidade e Acessibilidade". Por fim, no canto superior direito, a logo do TRT-8.