Primeira semana do projeto Judiciário Fraterno em Santarém será realizado na próxima segunda (4/9)

A comunidade local já aguarda ansiosa pelo projeto que vai levar cursos, palestras e rodas de conversa
Arte gráfica em tons coral. Centralizado: 1º Semana do Projeto Judiciário Fraterno e as demais informações presentes no texto
— Foto: ASCOM8

Aprendizado, palestras inspiradoras e cursos enriquecedores irão marcar a primeira semana do projeto Judiciário Fraterno, da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estimulo à Aprendizagem do TRT-8, na cidade de Santarém nos próximos dias 4 a 6 de setembro. Destinado para alunos, mães, professores, técnicos e acadêmicos universitários, o projeto vai promover cerca de 11 atividades que serão realizadas na escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dra. Maria Amália Queiroz de Souza e no auditório do Ministério Público do Estado do Pará, em Santarém

Durante o período, serão realizados cursos de informática básica, curso de bolos artesanais, curso de prevenção de afogamento e acidentes domésticos. Além de palestras sobre saúde mental na adolescência, palestras sobre cibercrimes, rodas de conversas sobre a participação da mulher na sociedade e no mercado de trabalho e sobre a importância do programa da aprendizagem para a erradicação do trabalho infantil.

Segundo a juíza do Trabalho Giovanna Corrêa Morgado Dourado, da 2ª Vara do Trabalho de Santarém, o projeto é fundamental pois demonstra sua relevância ao englobar não somente as crianças que estão expostas ao trabalho infantil, mas também seus familiares. Também pontuou que a comunidade local já aguarda ansiosa a primeira semana do projeto Judiciário Fraterno na cidade de Santarém.

“O projeto do Judiciário Fraterno é muito importante porque ele abrange as famílias das crianças que podem estar sujeitas ao trabalho infantil. Em Santarém, temos ações muito importantes de combate ao trabalho infantil e já vemos frutos sendo colhidos dessas ações. A sociedade local está cheia de expectativa com a primeira semana do Judiciário Fraterno, que oferecerá curso de informática para os alunos de escola pública e curso de bolos artesanais para as mães desses alunos, além de diversas palestras de forma a cuidar das crianças, dos adolescentes e de suas famílias. Estou muito feliz de ver isso se tornar realidade para a sociedade santarena que participa e precisa desse olhar fraterno do judiciário”, enfatizou a juíza.

A realização da 1ª Semana do Judiciário Fraterno em Santarém tem como parceiros a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, Ministério Público do Trabalho, Ordem dos Advogados - Subseção Santarém, Ministério Público do Estado do Pará, Secretaria Municipal de Educação de Santarém, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Instituto Maestro Wilson Fonseca, Corpo de Bombeiros, Comissão Municipal de Defesa à Criança e do Adolescente. Universidade Luterana do Brasil, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dra. Maria Amália Queiroz de Souza.

Serviço: 1ª Semana de Judiciário Fraterno em Santarém

Período: de 4/9 a 6/9/2023 (segunda a quarta-feira)

Público-alvo: Alunos(as), mães de alunos(as), professores(as), técnicos e acadêmicos universitários

Locais de realização: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dra. Maria Amália Queiroz de Souza. - R. Campos Sales, 831-911 - Liberdade, Santarém - PA; e Auditório do Ministério Público do Estado do Pará - Av. Mendonça Furtado, 3991 - Liberdade, Santarém - PA.

Confira a programação completa:

 

#ParaTodosVerem: Arte gráfica em tons coral. Centralizado: 1º Semana do Projeto Judiciário Fraterno e as demais informações sobre local, data e hora presentes no texto. Ao lado esquerdo, a ilustração de uma mão infantil dada à uma mão adulta, com flores ao redor, mesmas flores que estampam os cantos inferiores. Centralizado na região inferior, o logotipo do TRT-8 e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.