Formação Itinerante da Ejud-8 chega até o Amapá

Capacitação é destinada a servidores(as) e magistrados(as) das Varas do Trabalho de Macapá e Monte Dourado
Arte gráfica com centralizado na parte superior o seguinte texto: Formação Itinerante EJUD8 - 2023 Macapá.
— Foto: ASCOM8

Segurança no trabalho, saúde física e mental, Justiça Itinerante, entre outros temas de fundamental importância para o trabalho diário de magistrados(as) e servidores(as) da Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) serão abordados na Formação Itinerante da Escola Judicial da 8ª Região (Ejud-8) em Macapá, no Amapá. A capacitação irá abranger também a Vara do Trabalho de Monte Dourado e está marcada para os dias 16 e 17 de outubro.

Baseada na interdisciplinaridade, a Formação Itinerante da Ejud-8 realizou no último mês uma capacitação de sucesso em Santarém, no Pará, para quatro Varas do Trabalho do oeste paraense: Santarém, Óbidos, Altamira e Itaituba. Na próxima semana, a equipe da escola estará junto com convidados na capital amapaense.

Durante os dois dias, servidores(as) e magistrados(as) das varas do Trabalho de Macapá e de Monte Dourado terão momentos de conhecimento, interação e muita troca de experiências no Fórum Trabalhista de Macapá. 

A capacitação da Ejud-8 contará com uma oficina da técnica de Design Thinking, que estimula um pensamento crítico ao abordar problemas e propostas de soluções; palestras e rodas de conversa sobre temas como segurança no trabalho, meio ambiente de trabalho e saúde mental; e ainda um debate sobre julgamento sob perspectiva de gênero. Confira a programação completa aqui.

Um dos destaques é a parceria com o Programa Trabalho Seguro do TRT-8, que procura estimular uma cultura de prevenção aos possíveis riscos e danos advindos do trabalho.

O programa realizará duas palestras com os temas “Segurança do trabalho na atividade de mineração e garimpagem - Riscos ocupacionais e ambientais” e “Trabalho nos garimpos”, mediadas respectivamente pelo auditor fiscal do Trabalho de São Paulo, Magno Pimenta Riga, e pelo engenheiro florestal e de segurança do trabalho, Adriam Vilhena Cunha da Costa.

A juíza do Trabalho do TRT da 1ª Região (RJ), Adriana Pinheiro Freitas, também foi convidada a palestrar, com o tema: julgamento sob perspectiva de gênero; assim como a psicóloga Crissia Roberta Pontes Cruz, que conversará com os participantes sobre saúde física e mental.

A Formação Itinerante da Ejud-8 encerra na terça-feira, 17 de outubro, com a palestra “Acesso à Justiça e Justiça Itinerante”, com o juiz do Trabalho do TRT-8 e coordenador do Cejusc Belém, Avertano Messias Klautau.

 

#ParaTodosVerem: Arte gráfica com centralizado na parte superior o seguinte texto: Formação Itinerante EJUD8 - 2023 Macapá. Centralizado ao meio as informações completas do evento. Na parte inferior a logomarca do TRT-8 e EJUD.