17 de julho: Dia Mundial de Proteção às Florestas
O Memorial “Juiz Arthur Francisco Seixas dos Anjos” celebra, nesta segunda-feira, dia 17 de julho, o Dia Mundial de Proteção às Florestas. A data tem a finalidade de trazer a reflexão e conscientizar a importância da preservação da biodiversidade das florestas. O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), está situado na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, e adota ações que diminuam os impactos ambientais em concordância com as metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
As florestas são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas, segundo a ONU, as florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre. Elas são responsáveis por uma grande parcela da captura de carbono, geração de oxigênio e regulação do clima. Quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora e isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar.
É importante realizar diversas ações de preservação, entre elas: Plantar árvores, comprar produtos apenas de madeira certificadas, apoiar organizações que cuidam das florestas, não jogar lixo em lugares inadequados e realizar a reciclagem.
A Justiça do Trabalho da Oitava Região segue com ações para minimizar os impactos ao meio ambiente, o Fórum Trabalhista de Macapá, inaugurado em 2016, foi o primeiro do Brasil com energia solar. Através da Comissão Permanente Gestão Ambiental, na sede do tribunal existe um depósito de resíduos sólidos para recolher os materiais do TRT-8, os magistrados e servidores são incentivados a fazerem a coleta seletiva em suas casas e realizarem o descarte adequado no tribunal.
#ParaTodosVerem: Arte gráfica em fundo bege com elementos de natureza relacionados às florestas, como plantas, árvores e um tucano, circundando a parte central onde se encontram os dizeres: Preservar as florestas é preservar a vida, dia mundial de proteção às florestas, 17 de julho. Fim da descrição