TRT-8 capacita agentes da polícia judiciária em escola de autoridades
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), por meio da Coordenadoria de Segurança Institucional, realizou durante os dias 28 e 29 de setembro, o curso de Direção Tática e Escolta de Autoridades destinado a policiais judiciários com o objetivo de promover a capacitação profissional desses agentes para eventuais demandas. Além dos policiais que atuam no TRT-8, também participou um policial judiciário do TRT-1, que veio do Rio de Janeiro (RJ), para participar da formação.
No curso, os agentes aprendem na prática ações como manobras ofensivas e defensivas, técnicas de direção contra emboscadas para proteção de autoridades e como proteger corretamente uma autoridade em caso de ataque, conhecer técnicas e táticas de tiro embarcado, entender o funcionamento dos diversos tipos de motores e as tecnologias embarcadas, em veículos automotores. As aulas, ministradas por instrutores, foram realizadas na pista do antigo aeroclube do Pará, aeroporto Brigadeiro Protásio, em Belém (PA).
Segundo André Cunha, Coordenador de Segurança Institucional do TRT-8, além do curso promover o aperfeiçoamento de policiais judiciários do TRT-8, o curso é importante também para fomentar a integração entre tribunais da justiça do trabalho através da qualificação profissional dos agentes da polícia judicial.
“A integração entre os tribunais é uma forma de engrandecimento desse processo de qualificação da polícia judiciária. A Polícia Judicial é uma uma instituição criada há dois anos e ela precisa cada vez mais se aprimorar no aspecto técnico e tático. Então, aproveitar a capacitação que está sendo feita em um tribunal e disponibilizar vagas para o efetivo de outros tribunais, isso faz parte desse processo de aprimoramento profissional da polícia judiciária de todo o Brasil”, pontuou André.
Oziel Torres, policial judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 1° Região (TRT-1), veio do Rio de Janeiro (RJ) para participar do curso em Belém (PA), ressaltou que o curso é uma oportunidade de troca de experiências e que além de se aprimorar, é a chance para que compartilhe o conhecimento adquirido no curso para colegas do TRT-1.
“Essa parceria entre Tribunais proporcionou que eu estivesse aqui como profissional que sou, está sendo uma experiência enriquecedora pois um profissional de segurança da região sudeste está aqui no norte do país tendo essa experiência de conviver com colegas do TRT-8 durante dois dias de treinamento com troca de experiência e novos aprendizado, é uma experiência ímpar que eu vou guardar pro resto da minha carreira.”
“O meu propósito de estar aqui é que eu me torne multiplicador desse conhecimento para os agentes que estão no TRT-1, para que também evoluam e possam prestar um serviço melhor às autoridades que a gente protege e também aos nossos jurisdicionados”, destacou Oziel.
#ParaTodosVerem: Nove pessoas lado a lado no meio de uma pista de aeroporto. Todos são homens e vestem calças escuras, blusas pretas e sapatos escuros. Com exceção do primeiro e do quarto homens, todos eles estão com os braços cruzados.