‘Câncer bucal - o que é? quais sinais devo ficar atento?’ é tema de hoje da segunda matéria sobre saúde bucal.
O Brasil deve diagnosticar, até o fim de 2022, cerca de 15 mil novos casos de câncer de boca e orofaringe, é o que aponta estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com a finalidade de conscientizar sobre o assunto, a Coordenadoria de Saúde (Codsa), do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, está com a campanha sobre "câncer bucal - o que é? quais sinais devo ficar atento?".
O INCA aponta, ainda, que a maioria deve se manifestar em homem acima de 40 anos, sendo o quarto tumor com mais incidencia no sexo masculino. Mas o diagnóstico vem sempre em estado avançado da doença.
O câncer de boca é um tumor maligno que ocorre nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e nas bordas e na região embaixo da língua. Fique atento a feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, sangramentos sem causa em qualquer região da boca e manchas vermelhas ou esbranquiçadas em toda a boca. Além disso, pode ocorrer nódulos e rouquidão persistente.
“A cavidade oral é o lugar mais contaminado do corpo humano, porque dentro da cavidade dela nós temos mais de 500 a 600 microrganismos. Então tem que usar o fio dental e a escovação depois do café, depois do almoço, depois do jantar e antes de dormir. A importância disso é evitar primeiro a inflamação da gengiva chama-se gengivite como ocorre essas placas bacterianas se acumulam embaixo da gengiva e entre os dentes”, explicou o dentista da Codsa, Augusto Cezar Affonso Filho.
O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura. Para isso deve-se ficar atento aos sintomas, como o mais comum, a mudança de coloração na boca. A diagnose pode ser feita por exame clínico, mas a comprovação será por biópsia.
O que pode aumentar o risco - tabagismo, quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, têm risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes; Consumo de bebidas alcoólicas; Exposição ao sol sem proteção aumenta a chance de câncer de lábios e tantos outros.
Para prevenir: não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; manter o peso corporal dentro dos limites da normalidade e manter boa higiene bucal.
Serviço: link da cartilha do INCA
#ParaTodosVerem: arte de divulgação com fundo azul. À esquerda, uma ilustração de uma mulher negra, com cabelos pretos curto. Veste blusa lilás, com gola e manga brancas. Está segurando uma lupa em direção aos olhos. À direita, com fundo branco e letra azul, texto “ O que é câncer bucal? Quais sinais deve ficar atentos?". No canto direito, logo da Justiça do Trabalho da 8ª Região, Pará e Amapá.