Primeiro dia da Correição Ordinária é marcado por reunião com a Administração do TRT8 e desembargadores

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, enalteceu o trabalho da Justiça do Trabalho para a sociedade.
Corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa e membros do TRT 8 na sala virtual
— Foto: ASCOM8

A primeira reunião da Correição Ordinária do TRT8 foi reservada entre o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Pará e Amapá, desembargadora Graziela Leite Colares e a vice-presidente do TRT8, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho, por meio de videoconferência. Logo em seguida, foi feita uma segunda reunião pela plataforma Zoom, que marcou a apresentação das equipes integradas por todos os servidores e chefes, responsáveis envolvidos na Semana da Correição Ordinária do TRT8.

 

Em sua fala inicial, o ministro destacou a importância da 8ª Região e fez menção ao colega, ministro Walmir Oliveira da Costa, originário do TRT8 e falecido recentemente. Continuando, falou da importância da Correição Ordinária para a contribuição da história da Justiça do Trabalho e sua evolução. “Este momento de pandemia nos traz uma reflexão permanente sobre a valorização da vida, e também que nós podemos construir um mundo melhor. Precisamos dar continuidade a toda essa nossa história. Este trabalho que estamos fazendo é uma resposta que nós damos à sociedade. Esse período, durante essa convivência, que seja para todos possam ter um aprendizado, que possamos retirar mudanças boas, dando a nossa contribuição para ter, de fato, os aspectos da convivência, fraternidade e ideais”.

 

Após a abertura, o corregedor-geral apresentou os integrantes de sua equipe que atuarão no decorrer da Correição, passando posteriormente a palavra à presidente do TRT8, desembargadora Graziela Colares, que agradeceu o apoio da equipe da Corregedoria, "antes de apresentar minha equipe, ministro, gostaria de agradecer aos integrantes de sua equipe, que já vêm nos apoiando sempre com muita gentileza e disposição, para podermos preencher todo o material prévio que apoiará este trabalho". Logo após, a presidente fez uma breve apresentação dos quatro principais integrantes da equipe de gestores do TRT8: as titulares da Secretaria-Geral da Presidência; da Secretaria Judiciária e da Secretaria Administrativa, além do diretor-geral.

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga agradeceu e ressaltou a importância da Correição Ordinária no TRT8. “O Tribunal Regional do Trabalho que tem a sua história, a história dos juízes, a atuação dos servidores que também dão o protagonismo ao Tribunal Regional do Trabalho”, finalizando a primeira etapa dos trabalhos do dia.

 

Desembargadores – Na programação da tarde, durante a reunião online com os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, o corregedor-geral afirmou que “exercer e atuar na corregedoria-geral da Justiça do Trabalho por essa modalidade que nos é colocada, é uma nova realidade, é um aprendizado. É uma atuação diferenciada. A Justiça do Trabalho deste período se transformou em um ramo do Poder Judiciário de vanguarda, à medida que os nossos processos já tramitam quase na totalidade no sistema PJE. Isso possibilita que a nossa atuação se diferencie em todas as ações que devemos tomar em prol dos jurisdicionados, em que podemos utilizar esses meios de telecomunicações”, pontua o ministro.

Na ocasião, o ministro informou a todos que a Correição Ordinária no TRT8 é realizada simultaneamente com a Correição Ordinária do Conselho Nacional de Justiça. “A ata da Correição Ordinária é encaminhada para o CNJ, que a submete para aprovação pelo seu Plenário; assim otimizamos recursos e eliminamos a necessidade de dupla Correição”, explica.

A presidente do TRT8, desembargadora Graziela Colares, agradeceu novamente ao ministro e reiterou que todos os servidores, juízes e desembargadores estão à disposição para atender às demandas do corregedor-geral da Justiça do Trabalho. “Agradeço a equipe de vossa excelência. Quero deixar à disposição de vossa excelência todos os servidores do Tribunal, todos os desembargadores, durante toda a semana e a qualquer momento”, finaliza.

A correição ordinária ocorrerá durante toda a semana, encerrando na manhã de sexta-feira (11), quando será lida Ata de Correição. Posteriormente, às 11h30, o ministro falará com a imprensa, em coletiva realizada de forma virtual.

*Confira aqui as fotos do primeiro dia da Correição Ordinária do TRT8