Novos números da Produtividade revelam a liberação de mais um milhão de reais para combate a COVID-19 no Pará e Amapá
A Coordenadoria de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho da 8ª Região divulgou o relatório de produtividade correspondente a segunda semana do mês de maio de 2020. No período compreendido entre 11/05/2020 e 17/05/2020 foram liberados R$ 1.345.011,57 para combate à pandemia do novo coronavírus nos estados do Pará e Amapá.
Segundo o relatório, o destaque foi para a 1ª Vara do Trabalho de Santarém, que liberou R$ 1.039.223,89 para o enfrentamento da Covid-19 no oeste do Pará.
O juiz do trabalho substituto Lucas Cilli Horta foi quem homologou a liberação de valores para o atendimento básico de saúde da população de Santarém.
O magistrado, que também é diretor da Associação dos Magistrados Trabalhistas da Oitava Região (AMATRA8), disse que a Justiça do Trabalho cumpriu o seu papel. "O Judiciário Trabalhista, ao aplicar a legislação vigente, não só cumpre o seu dever institucional e constitucional, como atua como verdadeiro agente catalisador da necessária transformação social. O valor transferido é oriundo de ações ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho, cujo objeto era justamente a reparação de danos coletivos perpetrados em detrimento dos trabalhadores submetidos à jurisdição santarena".
A planilha completa com os valores liberados pelas Varas do Trabalho da 8ª Região estão disponíveis no Portal do TRT8, na área específica criada para este fim com o nome de "Produtividade Covid-19" que são atualizados semanalmente, garantindo a transparência nas ações do TRT8.