Novos Juízes do Trabalho participam do módulo regional do XI Curso de Formação Inicial da Escola Judicial do TRT8

A formação é dividida em duas etapas com mais de 280 horas aulas.
Foto: print do curso on-line com as fotos dos participantes.
— Foto: ASCOM8

Nesta segunda-feira (28/09), a Escola Judicial do TRT da 8ª Região deu início ao módulo regional do XI Curso de Formação Inicial para os 7 novos Juízes do Trabalho Substitutos da 8ª Região.

Na abertura, houve apresentação do hino da justiça do trabalho, de autoria do desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca, representando a Presidência do Tribunal. Com mais de 40 anos de magistratura trabalhista, Malheiros contou um pouco sobre sua trajetória na Justiça do Trabalho e como era a atuação dos juízes na época da existência das juntas de conciliação e julgamento.

O grupo de novos juízes, que já passou pela Escola Nacional, seguirá com a formação participando do módulo Regional do curso, que em função da pandemia está sendo realizado de forma remota por meio de aulas on-line.

A EJUD8 é responsável em disponibilizar mais 280 horas/aula, divididas em duas etapas. A primeira é mais voltada a sedimentar a bases teóricas, com ambientação ao Regional, entendimento do papel de gestão e responsabilidade social do magistrado. Já na segunda etapa, os magistrados entrarão em campo, acompanhados por magistrados tutores, que transmitirão experiência e conhecimento do dia a dia.

O desembargador Luis Ribeiro, diretor da EJUD8, disse que a Escola Judicial está preparada para fornecer a capacitação de modo virtual. "Em virtude da pandemia, a EJUD8 teve que se adaptar para fornecer, com a devida segurança, a capacitação necessária e adequada aos nossos novos magistrados. Trata-se de um curso longo e complexo, mas com a experiência de quem já está em seu 11º Curso de Formação e que já realizou diversos cursos, lives e palestras ao longo deste ano, acredito que estamos preparados para o desafio".