No Marajó, Vara do Trabalho de Breves usa tecnologia para homologar acordos

Um total de 8 acordos foram celebrados por meio de videoconferência.
Arte em verde, com capturas de tela da videoconferência.
— Foto: ASCOM8

A Vara do Trabalho de Breves, localizada no Arquipélago do Marajó, uma das regiões remotas do estado do Pará, onde só se chega por meio de navio ou avião, homologou oito acordos durante audiências telepresenciais realizadas em meio à pandemia do novo coronavírus.

Conduzidos pelo juiz substituto do trabalho José Iraelcio de Souza Melo Junior, os acordos  foram celebrados em um único dia. Com a ajuda da tecnologia, as partes dos processos usaram a sala on-line para fazer as conciliações.

Esta forma de trabalho remoto tem sido usada pela Justiça do Trabalho da 8ª Região desde que foi declarado estado de calamidade por causa da pandemia e foram suspensas as atividades presenciais para evitar o contágio da COVID-19.

Com as audiências telepresenciais, magistrados e servidores continuam desempenhando a prestação jurisdicional e solucionando os litígios de forma eficaz.

Jurisdição

Criada em 1973, A Vara do Trabalho de Breves  está localizada no sudoeste da Ilha do Marajó e têm jurisdição nos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Melgaço, Oeiras do Pará, Portel e São Sebastião da Boa Vista.