JT8 lança Painel de Monitoramento da Meta 9 sobre acidentes de trabalho
A Justiça do Trabalho da Oitava Região, em atendimento a meta 9 do Conselho Nacional de Justiça desenvolveu o plano de ação para desenvolvimentos de atividades que consistem em levantar os processos de acidentes de trabalho pendentes no 1º Grau, monitorar mensalmente os processos de acidentes de trabalho pendentes de julgamento no 1º Grau, promover ações de conscientização do trabalho seguro e prevenção de acidentes de trabalho como live, além de também realizar pautas de julgamento de ações que versem sobre acidentes de trabalho, com a coordenação do desembargador Walter Paro.
Uma das ações desenvolvidas em destaque é o Painel de BI de Acidentes de Trabalho que foi desenvolvido pela SETIN, em parceria com o TRT-12 (SC). Por meio do painel, é possível acompanhar a evolução dos processos relacionados a acidentes de trabalho nos estados do Pará e Amapá, inclusive com o georreferenciamento desses processo por município de origem dessas ações.
Conheça a meta 9
A Meta 9, do Conselho Nacional de Justiça, que consiste em integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário, por meio da realização de ações de prevenção ou desjudicialização de litígios referentes a acidentes de trabalho, aprovada durante a realização do XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em novembro de 2019. Conforme orientações no Esclarecimento de Metas, dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 foi escolhido o ODS 8 que consta “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”. Após a escolha do ODS 8, foi escolhido na tabela do “ANEXO: Meta 9 – Integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário”, os assuntos relativos a acidentes de trabalho (TPU 2569, 8809, 10571).
Acesso
Para acessar o painel no Portal, clique na aba "Institucional", em "Unidades", "Gestão Estratégica". Na página de Gestão Estratégica há um menu ao lado direito com a opção "Metas".
Elogio
A Conselheira Maria Tereza Uille, do CNJ, parabenizou o TRT8 pela objetividade e clareza do plano de ação para cumprimento da Meta 9, ressaltando a integração das ações com a Corregedoria Regional, por meio da inclusão de recomendação expressa nas atas de Correição, além do envio dos ofícios com a listagem de processos relacionados a acidentes de trabalho, sem prejuízo do gerenciamento eletrônico do acervo por meio do Sistema Hórus.
Veja aqui o Plano de Ação da JT8 para Cumprimento da Meta 9 na íntegra.
Serviço:
O Painel de Monitoramento da Meta 9 do CNJ está disponível no endereço: https://www.trt8.jus.br/gestao-estrategica/metas