EJUD8 segue com programação formativa
Mesmo após o início da Pandemia, a Escola Judicial do TRT da 8ª Região segue suas atividades por meio da educação a distância. São cursos disponíveis no Campus Virtual/TRT8, pela Enamat - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, por meio das parcerias com Escolas Judiciais Trabalhistas de outros regionais ou mesmo de instituições diversas, todos alinhados aos eixos de conhecimento propostos no plano anual de capacitação.
Desde março, uma série de lives e cursos vêm sendo disponibilizados aos juízes de primeiro e segundo graus.
"Fazemos uma seleção prévia e disponibilizamos a lista de cursos aos magistrados pela nossa lista de transmissão no WhatsApp, e-mail e no portal do TRT8, na aba da EJUD8. Assim, facilitamos aos juízes a gestão do tempo e compatibilizamos com as necessidades formativas propostas pela Enamat. Afinal, a vida durante a pandemia está exigindo muito de todos, não só profissional como pessoalmente", explicou o desembargador Luis Ribeiro , diretor da EJUD8.
Para a juíza substituta Natália Alves Martins, neste momento, o equilíbrio é uma grande arma de manutenção da saúde física e mental. “O envio das mensagens com as sugestões do curso tem sido efetivo, pois nos possibilita saber quais os cursos ofertados durante aquela semana e nos ajuda na escolha daqueles que mais nos interessam. (...) Conciliar as tarefas da casa, trabalho e os cursos não tem sido tarefa fácil, confesso. Mas tem sido essencial para desfocar a atenção das notícias angustiantes e o bombardeio de informações sobre a doença. (...) sem dúvidas, poder trocar ideias e conversar sobre as mudanças que estamos vivenciando, também no mundo jurídico, tem me ajudado de alguma forma”, explicou a magistrada.
A oferta é bastante diversificada, passando por temas jurídicos atuais, saúde e até tecnologia. O juiz Ricardo Santiago, titular da 5ª VT de Belém, mesmo de férias, viu a divulgação e participou do Enastic Digital. Além de garantir a carga horária, ele ainda foi sorteado com um drone. "Gostei muito da proposta e organização do evento; com dinâmica intensa e rápida ligação entre uma palestra e outra”, comentou. Sobre o brinde ele completa: “Fiquei muito surpreso e contente pela sorte diante da quantidade de participantes", comemorou.
As parcerias fechadas pela Escola Judicial do TRT8 também permitem que, quando a instituição promotora não possa emitir o certificado do evento diretamente aos magistrados, a própria EJUD8 confere a frequência e certifica a participação.
Os serviços da secretaria como registros de frequência, certificação de horas, informações administrativas, planejamento e monitoramento de formação também continuam regularmente. "Outro de nossos desafios é a formação continuada aos 12 magistrados que ingressaram em 2019, mas isso já está sendo avaliado pela direção da escola e seu conselho consultivo. Mesmo de casa, a EJUD continua unida para garantir a qualidade do nosso trabalho", finalizou o desembargador Luis Ribeiro.
A programação completa está no site do TRT8, na aba da EJUD8 em https://www.trt8.jus.br/escola-judicial/outros-eventos-line