Presidente do TRT8 agradece aos servidores e cria grupo de trabalho para implementar recomendações da Correição 2019

A criação do grupo de trabalho foi a primeira medida tomada pela presidente do TRT8, desembargadora Pastora do Socorro Teixeira Leal, para cumprir as recomendações que constam na Ata da Correição, publicada em 05 de julho de 2019.
Desembargadora presidente, ministro corregedor da JT e secretario da corregedoria.
— Foto: ASCOM8

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargadora Pastora do Socorro Teixeira Leal, deixou uma mensagem de agradecimento aos servidores no encerramento da Correição Ordinária 2019.  Ela ressaltou o empenho de todos em  garantir a justiça. ¨Eu vejo a correição como algo que vem auxiliar no sentido de adotar padrões que são nacionais, mas principalmente ser reconhecido quando se tem um quadro reduzido de servidores ainda é mais valioso. Fica o agradecimento da presidência a esse empenho de todos, dos servidores, dos magistrados, que mantêm a justiça do trabalho, prestando esse serviço importante para  comunidade, para a cidadania, que é a Tutela da justiça”

Ouça o áudio da entrevista completa

A presidente Pastora Leal também criou, por meio de portaria (Presi Nº590/2019), o grupo de trabalho que irá implementar as recomendações feitas pelo ministro Corregedor da Justiça do Trabalho, Lelio Corrêa . As recomendações constam na Ata da Correição, publicada em 05 de julho de 2019. O grupo, criado logo após a correição, tem como principais atribuições a realização de reuniões, o estabelecimento de prazos, a criação de subgrupos e a tomada de providências.

Formado pelo diretor geral do TRT8, Álvaro Rôlo; a secretária geral da presidência, Márcia Corrêa; e o assessor jurídico-administrativo da presidência, Igor Zwicker, o grupo tem o prazo de 30 dias pra concluir os trabalhos, contados a partir da data da publicação da portaria.

Correição 2019

Realizada no período de 01 a 05 de julho de 2019, na sede da Oitava Região, em Belém, a Correição Ordinária verificou a estrutura organizacional do Tribunal, a movimentação e o prazo médio dos processos, as boas práticas de gestão, as políticas afirmativas, o cumprimento de metas e as ferramentas de gestão.
Durante a Correição, o ministro corregedor visitou o Centro de Conciliação (Cejusc Belém) e os espaços recém inaugurados como a sala de amamentação, o fraldário e a brinquedoteca; a Escola Judicial da 8ª
Região; e o espaço que concentra as ações da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Na semana que esteve em Belém, o ministro Lelio Corrêa também conversou com desembargadores, juízes, procuradores do trabalho, advogados, servidores e com os gestores do Tribunal.

Recomendações

Plantão Judiciário

Adequação da Resolução nº 347/2019 do TRT8 que trata do plantão judiciário no âmbito do regional às determinações do CNJ (Resolução n.º 71/2009 CNJ).

Atribuições do NUPEMEC

Adequação da Resolução nº 26/2017 que prevê as atribuições do NUPEMEC à resolução n.º 174/2016 do CSJT no que diz respeito à competência do órgão e criação de normas procedimentais no funcionamento do Cejusc.

Peritos

Adoção de medidas necessárias à regulamentação de procedimentos para o cadastramento e designação de peritos e órgãos técnicos ou científicos nos termos da resolução nº 233/2016 do CNJ.

Teletrabalho

Observância estrita da resolução CNJ 227/2016, sobretudo quanto ao percentual limite no exame de pedidos de autorização para atuação de servidor em regime de teletrabalho como disposto no artigo 5º, III, da Resolução n.º 227/2016 do CNJ.

Transferência de Varas do Trabalho

Avaliação quanto à viabilidade de transferência de Varas do Trabalho com média inferior a 600 processos ano/triênio para municípios de maior movimentação processual, conforme diretrizes do artigo 8º da Resolução n.º 63/2010 do CSJT.

Promoção da Igualdade de Gênero

A manutenção da política permanente promovida pelo regional na promoção da igualdade de gênero, acesso à informação e estímulo à promoção do talento de servidores.