Memorial do TRT8 promove palestra sobre Fontes Impressas

Na ocasião, a professora Andréa Pastana ressaltou  a importância dos jornais impressos
Desembargador Luíz Ribeiro e Desembargadora Sulamir Monassa entregando certificado a palestrante Andrea Pastana
— Foto: ASCOM8

O Memorial da Justiça do Trabalho do TRT8 "Juiz Arthur Francisco Seixas dos Anjos"  realizou ontem, 26 de junho, a palestra “Memória e História através de Fontes Impressas” com a professora Andréa Pastana,  Mestre em História pela Universidade Federal do Pará.

A curadora do Memorial do TRT8, desembargadora Sulamir Monassa, abriu o evento, que contou com a participação de magistrados, servidores e alunos de diversas instituições de ensino superior.

Na ocasião, a professora Andréa Pastana ressaltou  a importância dos jornais impressos para a reconstituição da História, para que a sociedade possa ter conhecimento e para possíveis trabalhos  de pesquisadores. “ Os jornais impressos são extremamente relevantes para a reconstituição dessa memória, da história independente do curso ou pesquisador, dentro ou fora da academia , com o resgate desse passado. A importância de você conhecer a História do Brasil é justamente desse documento histórico. É fundamental o papel da imprensa no resgate dessa memória”.

A estudante de licenciatura em História da Universidade Estadual do Pará, Bárbara Rodrigues, participou  da palestra. Ela destacou a importância de eventos como esse . “É interessante saber que outros espaços, além do que todos nós conhecemos como o Centur e Arquivo Público, promovam também eventos que trabalhem com fontes impressas, o que vai estimular pesquisas nesses outros espaços”.  
No segundo semestre deste ano,   o Memorial estará dando continuidade ao tema através de oficinas e debates. 

O Memorial da Justiça do Trabalho da 8ª Região " Juiz Arthur Francisco Seixas dos Anjos" faz parte do roteiro turístico do estado do Pará e integra o Cadastro Nacional de Museus, uma fonte ampla de informações atualizadas sobre os museus do país, que  tem como objetivo produzir conhecimentos e informações sistematizadas sobre o campo museológico em toda a sua diversidade.,

O Memorial do TRT8 funciona no prédio sede do Tribunal em Belém e é aberto ao público externo de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h.