EJUD inicia X Curso de Formação Inicial para novos juízes

A Escola Judicial iniciou o Módulo Regional do Curso de Formação Inicial para os 12 novos magistrados do TRT da 8ª Região na manhã desta segunda-feira (08) na sala de aula da EJUD.
os dozes juizes com a presidente  o diretor da escola judicial em pé no fundo branco.
— Foto: ASCOM8

A Escola Judicial iniciou o Módulo Regional do Curso de Formação Inicial para os 12 novos magistrados do TRT da 8ª Região na manhã desta segunda-feira (08) na sala de aula da EJUD. 

Pela manhã, dentro da disciplina 'Relacionamento Institucional', a Presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal, discorreu sobre as ações da administração e desafios a serem enfrentados na 8ª região trabalhista.

O Diretor da Ejud8, desembargador Luis Ribeiro, explicou aos novos magistrados o funcionamento da escola, apresentou o corpo funcional e detalhou o plano de formação elaborado para eles. O diretor disse ainda que o Módulo Regional será realizado em duas etapas, em virtude da realização do curso de formação nacional, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enamat).

Após a formação dos juízes em Belém,  eles receberão aulas no eixo Alteridade, de 8 a 16 de abril, depois seguem para dar continuidade ao curso em Brasília. Ao retornarem ao Regional, em julho, realizarão a segunda parte do módulo regional, que incluirá os eixos Eticidade, Resolução de Conflitos e Direito e Sociedade. 

A Juíza Larissa Barbosa ressaltou a importância da formação como satisfatória e destacou o preparo para as frentes que vai enfrentar na carreira. "O curso tem várias frentes que são fundamentais para nossa formação e estou muito entusiasmada. A importância é fundamental, já que chegamos cheios de receios com muita bagagem teórica, no curso os palestrantes conseguem mostrar a importância teórica e prática que vamos enfrentar."

"É muito importante entrar na carreira com  pessoas mais experientes, tanto magistrados quanto servidores, para que possamos ter um pouco mais de conhecimento. Tanto sobre a realidade do regional, na administrativa ou jurisdicional e ter uma ambientação que nos permita chegar na carreira de uma forma mais acolhida e com uma visão mais dinâmica do tribunal", ressaltou o Juiz Felipe Araujo.

Para encerrar as apresentações pela manhã, o Diretor Geral do tribunal, Rodopiano Neto, falou sobre o organograma do tribunal, o modelo de gestão e a estrutura dedicada aos magistrados.

Durante a tarde, foi trabalhada a disciplina 'Relacionamento Interpessoal' com o desembargador Vicente Malheiros, decano da corte. Ele transmitiu sua experiência de vida, a importância do aperfeiçoamento constante e lembrou que a função do magistrado é solucionar os conflitos alheios com seriedade, autoridade, humildade, equilíbrio, conhecimento e domínio dos fatos.

O Juiz Paulo Ázar, titular da 9º VT de Belém, encerrou a programação do dia, trocando experiências e apresentou aos integrantes um panorama da vida do magistrado na 8ª Região. "Essa aula serve para um diálogo com os novos colegas sobre a relação do dia-a-dia com todos aqueles que participam do processo de trabalho, envolvendo servidores, outros colaboradores, magistrados,e desembargadores e, claro, os auxiliares de justiça. Trouxe um pouco da minha experiencia de mais de 24 anos de magistratura. É mostrar aquilo que nos diferencia, distingue perante a sociedade e a todos os colaboradores do processo do trabalho"

Veja as fotos no Flickr.