Comitê de implantação do Processo Administrativo Eletrônico lança Cartilha do PROAD

Em 14 páginas, a cartilha traz, de forma clara e objetiva, informações para peticionamento eletrônico.
Capa da cartilha com os dizeres PROAD - CARTILHA PRA MAGISTRADOS E SERVIDORES USUÁRIOS
— Foto: ASCOM8

O comitê de implantação do Processo Administrativo Eletrônico disponibilizou no Portal do TRT8 a Cartilha do PROAD. Elaborada com apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGEP) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), a cartilha foi criada com o objetivo de facilitar o uso do sistema por magistrados e servidores, usuários diretos do peticionamento eletrônico.

Em 14 páginas, a cartilha traz, de forma clara e objetiva, informações para abertura de processo, adição de documentos complementares, acompanhamento do processo, entre outros.

O Comitê de Implantação do PROAD recomenda a leitura da cartilha com o passo a passo do peticionamento eletrônico. "Solicita-se aos servidores e magistrados que leiam a Cartilha do PROAD, ora apresentada, a fim de concluírem, com sucesso, seus pedidos", disse Elcy Cunha, Assessora Técnica da Diretoria Geral (DIGER).

Orientação

O analista judiciário Rogério Sirayama, servidor da Secretaria de Tecnologia (SETIN) e membro do Comitê de Implantação do PROAD, explica que a cartilha é uma orientação oficial sobre o uso do sistema e vai servir como apoio à área administrativa."A cartilha é um guia para o usuário, é um passo a passo de como acessar o PROAD , como fazer a solicitação via PROAD, como acompanhar e fazer a busca do processo, é um material de consulta."

O servidor da SETIN, destaca ainda as vantagens para a administração porque agora magistrados e servidores são os responsáveis pela autuação do seu processo. "Incorporar o usuário nesse passo inicial de solicitação para a área administrativa é um ganho muito grande porque eles eram responsáveis por incorporar todos esses documentos que chegavam por email no PROAD. Vai colaborar com a área administrativa que tem muitas atribuições e poucos servidores. Em face dessa realidade da administração, é mais um ator que está no sistema e a gente finalmente chega a usar toda o potencial que o PROAD tem para tornar mais ágil o processo administrativo".

Proad

Em outubro de 2019, o uso do PROAD foi estendido a todo Tribunal e desde então as solicitações pessoais passaram a ser feitas diretamente no sistema. Inicialmente, o sistema foi liberado para peticionamentos eletrônicos destinados à área de pessoal (à COAPP, exclusivamente). Nesta primeira fase, 69 assuntos foram listados como os mais utilizados pelos usuários, tais como, abono de permanência, pedidos de certidões, folgas, afastamentos, aposentadoria, averbações, entre outros. Desenvolvido pelo TRT12, o PROAD está implantado no TRT8 desde outubro de 2016, mas era utilizado por um público restrito da área administrativa.

 

Serviço:

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