Blitz da Sustentabilidade percorre unidades judiciárias e administrativas do TRT8

Em cada setor do TRT8, os palhaços Bromélia, Feijão, Estrelita, Pirulita e Bolonhesa apresentaram, de forma lúdica, mensagens sobre sustentabilidade.
Servidores da presidência com os palhaços trovadores
— Foto: ASCOM8

“Cadê a flor que estava ali?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu”.

Foi assim, cantando o Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga, que os Palhaços Trovadores percorreram, nesta quarta-feira (05), as unidades judiciárias e administrativas do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.

Em cada setor do TRT8, os palhaços Bromélia, Feijão, Estrelita, Pirulita e Bolonhesa apresentaram, de forma lúdica, mensagens sobre sustentabilidade. O Juiz Jorge Vieira, Titular da 13ª VT de Belém, disse que a ação foi eficaz. “É interessante porque quando você faz com a performance, você fala brincando as coisas, fixa mais. Gostei porque eles enfatizaram pequenas atitudes do dia a dia”.

Na presidência, a alegria dos trovadores contagiou a desembargadora presidente do TRT8, Pastora Leal, que fez questão de demonstrar como o gabinete e demais setores já se utilizam de práticas sustentáveis.

Durante a ação, magistrados e servidores também foram orientados a afixar adesivos contendo um check-list de ações básicas que ajudam a reduzir os custos com energia elétrica, água e material de consumo. A Diretora da Secretaria Administrativa, Regina Uchôa, considerou a ação 
muito importante. “Se você reduz o uso de energia elétrica você reduz o consumo de água nas hidrelétricas. Se você recicla o lixo, você diminui os lixões, ajuda as pessoas que vivem da reciclagem, contribui com a natureza e ajuda também o Tribunal porque estamos enfrentando uma dificuldade financeira em função da emenda constitucional dos gastos públicos. Quando você sai da sala e apaga a luz e desliga o ar condicionado ou evita o uso de copos descartáveis, você sensibiliza as pessoas que o mundo fica melhor quando cada um faz a sua parte”.

O objetivo da programação, que integra a I Semana de Responsabilidade Socioambiental do TRT8, foi sensibilizar magistrados, servidores e terceirizados para pequenos gestos que impactam o meio ambiente. Para Edilberto Oliveira, Diretor da 11ª Vara do Trabalho, a ação é louvável. “Muitas vezes nós não damos a devida atenção para essas questões ambientais, acha que é insignificante. Quando a gente abraça essa causa a gente faz a diferença realmente”.

Criado em 1998, os Palhaços Trovadores realizam pesquisas sobre a linguagem clown e, além de espetáculos, também fazem performances em eventos. No TRT8, eles arrancaram sorrisos tratando de temas fundamentais para a gestão ambiental nas instituições. “Foi surpreendente, chamou bastante a atenção, foi bem salutar essa ideia porque a gente ouve falar, mas às vezes não atenta para quais as nossas atitudes, o que devemos fazer mesmo, e dessa forma lúdica não tem como não entender”, disse a Juíza Larissa Cunha, que assistiu à performance dos Palhaços Trovadores no Fórum Trabalhista de Belém durante um módulo do Curso de Formação de Juízes realizado pela Escola Judicial (EJUD).

Servidores também elogiaram a realização da Blitz. “Por menor que seja a contribuição é muito importante você deixar de usar o copo plástico, em  vez de usar a toalha de papel, usar o guardanapo de pano, ainda que seja aqui no local do trabalho. Dáá uma mão de obra, mas é realmente fundamental”, disse Ana Maria Teles, que trabalha na 14ª VT de Belém.

A Comissão Permanente de Gestão Ambiental escolheu a data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente para realizar a Blitz e lançar a campanha “Adote uma Caneca”. A Juíza Roberta Santos, presidente da Comissão, comentou sobre a ação que movimentou as Varas do Trabalho. “Tivemos um dia divertido, cheio de informação, em que conseguimos a atenção dos magistrados e dos servidores e promovemos um momento de relaxamento. Fomos muito bem recebidos em todos os locais e o resultado superou as expectativas”.

Veja as fotos no Flickr.