TRT8 realiza posse solene de novo desembargador do trabalho
Em sessão extraordinária, realizada na tarde dessa sexta-feira (30), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região em Belém, foi realizada a posse solene do novo desembargador do TRT8, Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior.
A posse solene do desembargador contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Macapá, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, representantes das Forças Armadas, da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Pará e dos Ministérios Público do Trabalho, Ministério Público Federal e Procuradoria Geral do Trabalho, magistrados e servidores, além de familiares e amigos.
A cerimônia de posse teve início às 18h, com a participação dos desembargadores que integram a Corte do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região, com jurisdição nos estados do Pará e Amapá. A presidente do TRT8, desembargadora Suzy Koury, ratificou a posse. Depois, após a execução do Hino da Justiça do Trabalho, de autoria do Desembargador Vicente Malheiros da Fonseca pela Banda da Polícia Militar do Pará, o novo desembargador foi conduzido ao auditório pelos desembargadores Sérgio Rocha e Pastora Leal, presidente eleita do TRT8 para o biênio 2018/2020, fez o juramento e foi declarado empossado.
Em seguida, o termo de posse foi lido pela secretária-geral judiciária. Após esse ato, o novo desembargador do TRT8 foi agraciado com a medalha do mérito judiciário "Jus et Labor", no grau Grã-Cruz.
Formalizados os atos solenes, iniciaram os discursos e o primeiro foi da desembargadora Zuíla Dutra,que, na condição de Juíza mais moderna do Tribunal, saudou os presentes e destacou os atributos da personalidade de Paulo Isan, sua humildade, sabedoria e também sua competência. Em seguida, o procurador do trabalho, Hideraldo Luiz de Sousa Machado, com quem o empossado atuou quando desempenhando suas atividade na Procuradoria do Trabalho, destacou que era uma honra participar desse momento, lembrando a trajetória profissional do novo desembargador e seu desempenho, sempre com êxito, frente a todos os cargos que execeu. Ao final, leu o que chamou de "Ode a Paulo Isan", em nome dos servidores que trabalharam com o desembargador no MPT.
O último a falar foi o desembargador Paulo Isan Júnior, que agradeceu todas as palavras de carinho que foram dirigidas a ele. Em seu discurso de posse, ele agradeceu os responsáveis por estar ali, fez referência ao professor José Claudio Brito, da UFPA, responsável pela sua formação acadêmica, e ao desembargador José Alencar, que, ao se aposentar, deixou aberta a vaga assumida pelo novo desembargador nesta data, e se emocionou ao falar da família e da importância que os pais e avós tiveram na sua formação. Ele também agradeceu a sua esposa, com quem está casado há 16 anos, e deixou uma mensagem aos seus dois filhos. "Todo esforço é para tornar o mundo melhor para vocês", disse bastante emocionado.
Ao falar sobre direito do trabalho e o papel da justiça trabalhista, considerou a nova missão como um desafio e fez questão de agradecer aos desembargadores com quem passa a atuar a partir de agora. "Gostaria de me dirigir a todos que fazem a justiça do trabalho da 8ª região e, especialmente, aos meus novos pares. Obrigado pela acolhida. Espero humildemente aprender aqui com Vossas Excelências”.
Desembargador mais novo a integrar o TRT8 na história da instituição, aos 36 anos Paulo Isan Júnior ocupa a vaga destinada ao quinto constitucional, pelo MPT. No início de novembro, o desembargador foi empossado administrativamente na vaga aberta com a aposentadoria do desembargador José Maria Quadros de Alencar, que se aposentou em 2017. "Além de trazer sua juventude ele traz a experiência administrativa, e isso é muito bom para o tribunal. Ele é jovem, aplicado, é dedicado, por onde passou teve excelente resultado, bom desempenho. Tenho as melhores expectativas e o tribunal tem muito a ganhar com o Dr Paulo", disse Alencar.
Natural de Belém, Paulo Isan Júnior é servidor público desde a época de estudante, quando foi aprovado em concurso para o Tribunal de Justiça de Estado (TJE), no cargo de oficial de justiça. Ingressou no MPT em 2010 onde, por oito anos, exerceu as funções de Procurador do Trabalho no Amapá. Nessa instituição, chegou a exercer o cargo de Procurador Chefe, e foi um dos mais jovens servidores públicos a atuar nesse cargo no Brasil.
Foi nomeado Juiz do Trabalho do TRT8 no dia 31 de outubro de 2018 pelo Presidente Michel Temer. Tem atuado no desembargo participando de decisões colegiadas no TRT8. Em pouco mais de duas semanas da posse administrativa o desembargador já votou mais de 300 processos e tem atuado sobretudo na formulação de recursos ordinários.
Veja as fotos da cerimônia, aqui.