TRT8 realiza ​em Belém ​a segunda ​capacitação sobre ​"​Teletrabalho Estruturado​"​.

O projeto Teletrabalho estruturado foi elaborado após a Pesquisa de Clima Organizacional.
Arte tão longe tão perto com três imagens mostrando as distâncias entre cidades

Nos dias 28 e 29 de maio o TRT8 realiza em Belém a capacitação modular com o tema “Teletrabalho Estruturado”, nos​ mesmos moldes do evento ​já ​realizado em Macapá, no mês de abril. O curso faz parte do projeto de mesmo nome que é desenvolvido ​conjuntamente pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGEP) e ​pela Coordenadoria de Gestão Estratégica (COGES)​ do TRT8​.

​Atualmente, cerca de 50% dos servidores que atuam no regime de teletrabalho são lotados em Macapá​. Por essa razão o fórum trabalhista da cidade foi escolhido para sediar o primeiro evento do projeto, que tem como principal objetivo capacitar gestores​ e seus substitutos automáticos para ​o gerenciamento dos servidores ​que ​atuam em teletrabalho​, bem como os próprios servidores que desenvolvem teletrabalho parcial ou pleiteiam aderir ​à modalidade.

O curso que será realizado em Belém seguirá o mesmo padrão da capacitação desenvolvida em Macapá, a única diferença será na carga-horária, que passará de 9h para 12h, pois​,​ a partir das sugestões dos participantes do primeiro evento, será incluído um módulo específico para compartilhamento de boas práticas de gestão do teletrabalho.

A capacitação é dividida em alguns módulos, em Macapá, Rodopiano Neto, coordenador de Gestão Estratégica do TRT8, ministrou o módulo gerencial da capacitação, Ú​r​sula Gomes, psicóloga do TRT8, ministrou o módulo comportamental e Edilberto Oliveira, chefe do Núcleo de Apoio ao PJe, ministrou o módulo técnico. Em Belém, o servidor Rodrigo Monteiro de Oliveira, diretor da 1ª VT de Macapá, apresentará as práticas de gestão do teletrabalho.

O projeto
​Além de atender demanda apontada por meio dos resultados da pesquisa de clima organizacional, o projeto “Teletrabalho Estruturado” foi desenvolvido após a observação dos bons resultados das Varas do Trabalho que utilizam a modalidade, sendo uma parceria da SEGEP com a COGES. O TRT8 busca incentivar a modalidade dentro da 8ª Região porque os benefícios observados são diversos e vão desde a satisfação pessoal do servidor, à melhoria no desempenho da unidade e também na redução dos custos ​operacionais para a instituição.

O coordenador da COGES, Rodopiano Neto, afirma que o teletrabalho estruturado ajuda a melhorar tanto os índices da da vara como o clima organizacional. “Os relatórios de acompanhamento da produtividade e as pesquisas de clima organizacional, realizadas por ocasião das Correições Integradas, apontam expressiva melhoria da produtividade e do clima dessas unidades, quando o teletrabalho é implementado de forma bem estruturada”, ressalta.

Rodopiano ainda cita algumas vantagens do teletrabalho estruturado para a gestão estratégica do Tribunal. “Sensibilização e capacitação dos gestores e servidores para estimular a adoção dessa nova modalidade de trabalho, com ênfase para aspectos fundamentais que podem garantir aumento da produtividade e melhoria do clima organizacional, tais como:

  • Processos de trabalho da unidade bem definidos;
  • Gestão e controle da produtividade do​s​ servidores;
  • Transparência;
  • Comunicação (feedback).”

Programação
28/05/2018:
13h
 - Abertura oficial
13h30 às 16h30 - Sensibilização e Módulo Comportamental
16h30 às 17h30 - Módulo Técnico (Distribuição de Processos por Servidor (Sistema Pje-KZ)

29/05/2018:
8h às 10h - Módulo Técnico (continuação)
10h às 13h - Módulo Gerencial
14h30 às 17h30 - Compartilhamento de Práticas de Gestão do Teletrabalho

Público-Alvo: Gestores, substitutos automáticos e servidores lotados em Belém e Ananindeua, das áreas judiciárias e administrativas, de 1º e 2º, que já desenvolvem teletrabalho parcial ou pleiteiam aderir a essa modalidade.
Inscrições: Gestores e substitutos serão convocados. Para os demais servidores de Belém e Ananindeua, as inscrições ​já estão abertas no MentoRH. (Dúvidas entrar em contato com a ECAISS)
Local: Auditóri​o Aloysio da Costa Chaves, no 1º andar do edifício-sede do TRT8
Data: 28 e  29 de maio de 2018.

Veja aqui, a programação completa da abertura do lançamento oficial do Projeto Teletrabalho Estruturado

Saiba mais sobre o teletrabalho lendo a nossa outra matéria sobre o assunto.

Teletrabalho já é uma realidade no TRT8.